Mundo

Relembre tragédia com o Concorde, último grande acidente em solo francês

Durante a decolagem, um dos motores do Concorde pegou fogo, mas como não havia pista suficiente para abortar o procedimento, os pilotos optaram por levantar voo, mesmo com a asa esquerda em chamas

postado em 24/03/2015 10:13
Há 15 anos um grande acidente em solo francês não era registrado na França como o desta terça-feira (24/3), de acordo com a Aviação Civil. O Airbus A320 da companhia aérea Germanwings, filial da Lufthansa, que transportava 150 pessoas entre Barcelona (Espanha) e Dusseldorf (Alemanha), caiu na região de Barcelonnette.

Em 25 de julho de 2000 um acidente com um Concorde que partiu do aeroporto Charles de Gaulle, em Paris, com destino a Nova York, nos Estados Unidos, matou 113 pessoas. A aeronave superveloz transportava 109 pessoas.

Durante a decolagem, um dos motores do Concorde pegou fogo, mas como não havia pista suficiente para abortar o procedimento, os pilotos optaram por levantar voo, mesmo com a asa esquerda em chamas

A viagem teria duração de três horas e meia até o destino final. Durante a decolagem, um dos motores do Concorde pegou fogo, mas como não havia pista suficiente para abortar o procedimento, os pilotos optaram por levantar voo, mesmo com a asa esquerda em chamas.

O avião começou a perder força gradativamente até cair a 3,5 km do aeroporto de Le Bourget, sobre um hotel na localidade de Gonesse. O voo durou apenas 120 segundos. As caixas pretas ficaram destruídas. Cem passageiros, nove tripulantes e quatro pessoas que estavam em terra no local da queda morreram.



Investigações mostraram que a causa do acidente foi o fato do avião ter passado por cima de uma lâmina metálica na pista, que havia caído de outra aeronave, o que causou o estouro de um pneu e a perfuração de um depósito no corpo do Concorde, que acabou pegando fogo.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação