Mundo

Cameron visita a rainha Elizabeth II e abre a campanha eleitoral britânica

Após encontro, primeiro-ministro fez discurso diante da residência oficial de Downing Street

Agência France-Presse
postado em 30/03/2015 08:44
David Cameron durante pronunciamento em frente à residência oficial de Downing Street, após audiência com a rainha Elizabeth II

Londres, Reino Unido - O primeiro-ministro britânico, David Cameron, visitou nesta segunda-feira (30/3) a rainha Elizabeth II no Palácio de Buckingham para solicitar a dissolução do Parlamento, momento que marca o início da campanha eleitoral de 7 de maio.



Em mais de 60 anos de reinado, Elizabeth II recebeu 12 vezes um primeiro-ministro para o procedimento, uma formalidade que Cameron manteve, apesar do trâmite não ser mais necessário desde a aprovação de uma lei em 2010 que dissolve automaticamente o Parlamento 25 dias úteis antes das eleições.

Ao fim da visita, Cameron fez discurso diante da residência oficial de Downing Street e depois iniciará a campanha eleitoral, assim como os demais candidatos.

Ele disse que se trata de escolher entre os conservadores "ou o caos econômico" de seu principal rival, o trabalhista Ed Miliband. "Até 7 de maio, viajarei aos quatro cantos do país com uma mensagem: juntos estamos transformando o país".

Cinco anos depois de assumir o governo, "graças a nosso plano econômico a longo prazo e às decisões difíceis que tomamos, há mais pessoas com emprego do que nunca". "O Reino Unido está no caminho certo", completou, antes de afirmar que nas eleições será decidido se deve seguir adiante.

Os conservadores de Cameron e os trabalhistas de Ed Miliband aparecem tecnicamente empatados nas pesquisas.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação