Mundo

Angelina Jolie critica impotência da ONU diante o conflito na Síria

Desde o início da crise, o Conselho está profundamente dividido entre os países ocidentais, que querem pressionar Damasco, e Rússia e China, que protegem o regime sírio

Agência France-Presse
postado em 24/04/2015 13:33

Desde o início da crise, o Conselho está profundamente dividido entre os países ocidentais, que querem pressionar Damasco, e Rússia e China, que protegem o regime sírio

Nações Unidas - A atriz Angelina Jolie criticou nesta sexta-feira o Conselho de Segurança das Nações Unidas por sua impotência em resolver o conflito na Síria e pediu com ênfase ajuda para os refugiados desse país.

A estrela de Hollywood falou ante o Conselho na qualidade de enviada especial do Alto Comissariado da ONU para os Refugiados (Acnur), que a levou a visitar várias vezes campos de refugiados sírios.

[SAIBAMAIS]

"A missão da ONU é evitar e por fim aos conflitos, e fracassamos no caso da Síria", lamentou a atriz."Esta crise piorou ainda mais pelas divisões e a indecisão que impedem o Conselho de Segurança a assumir suas responsabilidades", declarou durante reunião de embaixadores e ministros para debate a situação humanitária na Síria.

Em quatro anos de conflito, 3,9 milhões de pessoas fugiram do país, segundo o Acnur. Desde o início da crise, o Conselho está profundamente dividido entre os países ocidentais, que querem pressionar Damasco, e Rússia e China, que protegem o regime sírio.


Angelina Jolie lançou um apelo à unidade do Conselho para solucionar o conflito e ajudar os milhões de sírios que abandonaram o país. Entre eles, recordou, os que se afogam tentando cruzar o Mediterrâneo.

"Se não podemos acabar com este conflito, temos o dever moral de ajudar os refugiados e oferecer soluções legais para dar segurança a eles", concluiu.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação