Mundo

Brasileiro condenado à morte não acredita que será executado, diz prima

O fuzilamento dos nove condenados por tráfico de drogas está previsto para as 14h (no horário de Brasília)

postado em 28/04/2015 10:50
A prima de Rodrigo, Angelita Muxfeldt está na Indonésia para se despedir do brasileiro
Termina nesta terça-feira (28/4) o prazo para a execução do brasileiro Rodrigo Gularte, 42 anos, condenado por tráfico de drogas na Indonésia. Apesar de ter recebido um pré-aviso no sábado (25/4), Gularte acredita que será salvo e aparenta estar calmo, como informou a prima dele, Angelita Muxfeldt, à imprensa no local.

Rodrigo foi detido em 2004 após tentar entrar no aeroporto de Jacarta com seis quilos de cocaína escondidos em pranchas de surfe. A família apresentou vários relatórios médicos para demonstrar que ele sofre de esquizofrenia e que, portanto, não deveria ser executado.

Muito emocionada ao visitar o primo, Angelita pediu que o governo indonésio reconsidere a sentença. Familiares dos dois condenados australianos, Sukumaran, de 34 anos, e Andrew Chan, 31, também não esconderam a emoção ao chegar à cidade portuária de Cilacap, que faz a ligação com a ilha daquela que é conhecida como a "prisão da morte".

[SAIBAMAIS]A família da condenada filipina Mary Jane Veloso, 30 anos, também está na cidade para despedir-se da mulher, que tem dois filhos e afirma que viajou para a Indonésia para trabalhar como empregada doméstica, mas teria sido enganada por uma rede de narcotraficantes.


Além de Rodrigo, outros sete condenados estrangeiros - dois australianos, uma filipina e quatro nigerianos, - e um indonésio devem ser executados depois da meia-noite (14h no horário de Brasília), como estabelece a lei local. Caixões cobertos com cetim branco já chegaram ao local.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação