Mundo

Tribunal condena dez homens à prisão perpétua por ataque a Malala

Talibãs paquistaneses tentaram assassinar a jovem militante do direito à educação em outubro de 2012

Agência France-Presse
postado em 30/04/2015 08:06
Malala Yousafzai, jovem paquistanesa que luta pelo acesso à educação para mulheres, foi atingida com um tiro na cabeça por um talibã em 2012


Paquistão
- Um tribunal antiterrorista paquistanês condenou nesta quinta-feira (30/4) à prisão perpétua dez homens por tentativa de assassinato em 2012 contra a Malala Yusafzai, a jovem que foi premiada com o Nobel da Paz ano passado.

Em outubro de 2012, a jovem militante pelo direito à educação foi alvo de um atentado dos talibãs paquistaneses do TTP quando retornava da escola em sua cidade natal de Mingora, na região noroeste do Paquistão.



Em setembro do ano passado, o exército paquistanês anunciou a detenção de dez suspeitos, que foram julgados por um tribunal antiterrorista local. "Os dez homens envolvidos no ataque a Malala Yusafzai foram condenados à prisão perpétua", afirmou à AFP uma fonte do tribunal antiterrorista de Mingora, onde foi lida a sentença do juiz Mohamad Amin Kundi.

"Cada um deles recebeu uma pena de 25 anos de prisão", o que equivale à prisão perpétua no direito paquistanês, informou outra fonte, que pediu anonimato por temer represálias dos talibãs.

As autoridades de Islamabad afirmam que o homem suspeito de ser o autor do disparo contra Malala, identificado como Ataullah Khan, estaria foragido no Afeganistão, junto com o líder talibã paquistanês, Mulá Fazlullah, que ordenou o ataque.

No dia 9 de outubro de 2012, vários jihadistas do TTP invadiram o ônibus escolar no qual a jovem retornava para casa em Mingora e um deles perguntou "Quem é Malala?", antes de atirar à queima-roupa contra a cabeça da adolescente.

Por milagre, o tiro não matou a jovem. Em estado de coma, Malala foi levada para um hospital de Birmingham, na Grã-Bretanha, onde recuperou a consciência seis dias depois.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação