Mundo

Áustria apresenta demanda contra pessoa desconhecida por espionagem

A queixa foi apresentada ante o Ministério Público de Viena por "informação secreta em detrimento da Áustria", declarou a ministra do Interior, Johanna Mikl-Leitner

Agência France-Presse
postado em 05/05/2015 14:05

Viena- A Áustria apresentou uma demanda contra pessoa desconhecida e exige explicações da Alemanha após as informações da imprensa segundo as quais teria sido espionada pelos serviços de inteligência alemães a pedido dos Estados Unidos, anunciou nesta terça-feira o governo em Viena.

[SAIBAMAIS]

A queixa foi apresentada ante o Ministério Público de Viena por "informação secreta em detrimento da Áustria", declarou a ministra do Interior, Johanna Mikl-Leitner.



Com base em documentos confidenciais, a imprensa alemã acusou o BND (Bundesnachrichtendienst, serviço de inteligência alemão) de ter espionado para a agência americana NSA empresas europeias e de ter vigiado autoridades políticas europeias, em particular francesas.O popular jornal Bild também aponta como alvo autoridades austríacas.

A pequena república alpina exige esclarecimentos completos por parte de seu vizinho, e com este objetivo também utilizará a via diplomática, ressaltou Mikl-Leitner."As duas vias são importantes e justas", acrescentou.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação