Mundo

Malásia encontra 139 fossas e 28 campos de detenção de migrantes na selva

O jornal Utusan Malaysia, que citou uma fonte não identificada, afirma que foram encontradas quase 30 fossas comuns com "centenas de esqueletos"

Agência France-Presse
postado em 24/05/2015 09:21

Policial carrega restos de esqueletos humanos exumados  após a descoberta de túmulos e campos de detenção

Wang Kelian - A polícia da Malásia encontrou 139 fossas comuns e 28 campos de detenção de migrantes supostamente administrados por traficantes em uma região remota do norte do país, na fronteira com a Tailândia, mais uma prova da gravidade da crise humanitária na região.

O chefe de polícia do país, Khalid Abu Bakar, afirmou que as autoridades estão exumando os corpos, mas ainda não sabem com exatidão o número de pessoas enterradas nas fossas, situadas em uma área montanhosa da selva, de acesso muito difícil.



Os primeiros elementos da investigação parecem apontar algumas semelhanças com os campos encontrados no início de maio na Tailândia, onde a polícia localizou fossas nas quais acredita que foram sepultados corpos de migrantes rohingya e bengaleses.

O jornal Utusan Malaysia, que citou uma fonte não identificada, afirma que foram encontradas quase 30 fossas comuns com

A descoberta revelou um grande sistema de tráfico de pessoas entre os países da região."As autoridades encontraram 139 supostas fossas. Não é possível precisar quantos cadáveres há em cada fossa", disse Abu Bakar.Ele explicou que os 28 campos de detenção descobertos tinham capacidade para abrigar centenas de pessoas.

O maior campo de detenção pode ter recebido até 300 pessoas, outro tinha capacidade para quase 100 e os demais podem ter abrigado 20 migrantes cada, segundo o chefe de polícia.

O jornal Utusan Malaysia, que citou uma fonte não identificada, afirma que foram encontradas quase 30 fossas comuns com


O primeiro-ministro malaio, Najib Razak, expressou sua profunda preocupação com a descoberta das fossas comuns."Encontraremos os responsáveis", prometeu.


Acusações de cumplicidade


Abu Bakar não respondeu ao ser questionado como a rede de campos poderia existir sem o conhecimento das autoridades malaias. Também não respondeu se suspeitava da cumplicidade de funcionários corruptos.

Várias organizações de defesa dos direitos humanos acusaram as autoridades do país de não adotar as medidas necessárias para deter o tráfico de seres humanos.

"Tenho certeza de que as autoridades da fronteira sabem o que acontece e quem são os criminosos. Devem responder sobre o que acontece e no mais alto nível", disse Aegile Fernandez, da associação de defesa dos direitos dos migrantes Tenaganita.

"A questão é saber se têm a vontade de deter os grupos criminosos", afirmou.Segundo a polícia, o governo realiza necropsias. Um corpo estava com alto nível de decomposição.

Após a descoberta das primeiras fossas no início do mês, a Tailândia iniciou uma operação de repressão dos traficantes, que ao que parece abandonaram as embarcações no mar e deixaram centenas de migrantes à deriva, o que provocou o caos na região.

Malásia, Indonésia e Tailândia se recusaram a receber os migrantes em um primeiro momento, mas os dois primeiros países acabaram por ceder à pressão internacional e passaram a oferecer abrigo temporário.

A Tailândia anunciou nesta segunda-feira que enviará um porta-helicópteros para ajudar os migrantes no mar.O general Prayut Chan-O-Cha, chefe da junta militar tailandesa, disse a jornalistas que o navio vai ser utilizado "como uma base flutuante, com médicos a bordo" e que, caso encontre embarcações, os passageiros serão levados para o porta-helicópteros, antes de serem transferidos para acampamentos temporários na Malásia e na Indonésia.

"Os feridos e doentes poderão ser tratados em hospitais na Tailândia, mas correrão o risco de ser processados por imigração ilegal", disse ele.

A ONU calcula que 2.000 pessoas permanecem à deriva no mar, em um momento crítico, a poucas semanas do início da temporada de chuvas de monção.

Nas últimas duas semanas, mais de 3.500 pessoas chegaram às costas da Indonésia, Tailândia e Malásia.Os migrantes são bengaleses que fogem da miséria em seu país e integrantes da comunidade muçulmana rohingya, marginalizada em Mianmar e sem direito à cidadania no país.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação