Mundo

Estado Islâmico executa 16 comerciantes em rodovia no Iraque

A localidade de Baiji, às margens do rio Tigres, está situada a cerca de 200 km ao norte de Bagdá e está sob controle do grupo jihadista sunita

Agência France-Presse
postado em 24/05/2015 14:05
Bagdá - O grupo Estado Islâmico (EI) executou em uma rodovia ao norte de Bagdá 16 comerciantes que transportavam alimentos entre as cidades de Baiji e Haditha, informaram neste domingo autoridades municipais.

"Daesh (acrônimo em árabe do Estado Islâmico) executou 16 comerciantes em Haditha na última noite", informou à AFP o prefeito da cidade, Abdelhakim al Jughaifi.

"As vítimas transportavam principalmente alimentos, como por exemplo verduras, entre Baiji e Haditha", afirmou.

A localidade de Baiji, às margens do rio Tigres, está situada a cerca de 200 km ao norte de Bagdá e está sob controle do grupo jihadista sunita.

Haditha, ao contrário, situada às margens do Eufrates, a 130 km ao sudoeste de Baiji, é a última grande cidade da província de Al Anbar (oeste) ainda controlada pelo governo iraquiano.

"Foram detidos em um ponto de controle e sequestrados. Depois (os jihadistas) os executaram, alguns por tiros e outros decapitados", informou o prefeito, explicando que os corpos foram descobertos pelos habitantes de Haditha.

Um coronel da polícia confirmou as 16 execuções. As vítimas foram enterradas no domingo, segundo diversas fontes.

Abu Maath al Jughaifi, um combatente tribal de Haditha, afirmou ter encontrado um papel em um dos corpos no qual o EI explica ter executado os comerciantes em represália pela morte de combatentes jihadistas na semana passada perto de Haditha.

A localidade de Haditha está isolada do resto da província de Al Anbar, na qual o EI controla a fronteira com a Síria, a oeste, e a maioria da província no leste, incluindo a capital, Ramadi, que conquistou no dia 17 de maio.



Segundo os habitantes, um saco de 50 quilos de farinha custa entre 20 e 30 dólares em Bagdá, mas cerca de 900 dólares em Haditha.

O EI autoriza os intercâmbios comerciais na região sob seu controle e as zonas nas mãos do governo, mas os condutores devem pagar um imposto para poderem circular.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação