Mundo

Negociações de paz das Nações Unidas para o Iêmen são adiadas

Reunião que estava programada para 28 de mio foi prorrogada

Agência France-Presse
postado em 24/05/2015 19:42
As negociações de paz para o Iêmen, promovidas pelas Nações Unidas e previstas para acontecer a partir de 28 de maio em Genebra, foram prorrogadas, disse neste domingo à AFP um funcionário do organismo internacional."Posso confirmar que o encontro foi postergado", afirmou o funcionário, que pediu anonimato, sem explicar os motivos da suspensão.

Apesar da reunião estar prevista para começar na próxima quinta-feira, estendendo-se por três dias, ainda havia incertezas sobre quem participaria das discussões.

[SAIBAMAIS]O secretário-geral da ONU Ban Ki-moon havia dito que o encontro de 28 de maio buscava "restaurar a dinâmica de um processo de transição política bajo sob a égide dos iemenitas", após semanas de combates que deixaram quase 2.000 mortos no Iêmen.

Leia mais notícias em Mundo

As negociações de paz anteriores, impulsionadas pela ONU, foram suspensas quando os rebeldes xiitas capturaram a capital Sanaa em setembro do ano passado e avançaram para Áden.

Uma coalizão de países árabes liderada pela Arábia Saudita lançou em 26 de março uma campanha de bombardeios em apoio ao presidente exilado, para deter o avanço dos rebeldes. Neste domingo um barco com cerca de 500 toneladas de ajuda humanitária chegou ao Iêmen com alimentos e material médico.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação