Mundo

Polícia apreende armas e material para explosivos em operação contra ETA

Ação se concentrava na garagem de uma mansão do centro de Biarritz, na França

Agência France-Presse
postado em 28/05/2015 09:56
Biarritz, França - A polícia encontrou nesta quinta-feira (28/5) "armas e componentes que podem servir para a confecção de explosivos" em uma casa de Biarritz (sudoeste da França) e deteve duas pessoas durante uma operação contra um depósito de armas da organização separatista basca armada ETA, informaram diversas fontes.

"O inventário está em andamento" e a busca prosseguia às 10h00 (05h00 de Brasília), indicou à AFP uma fonte próxima ao caso, sem fornecer detalhes sobre a natureza e a amplitude do armamento encontrado.

Iniciada nesta quinta-feira ao amanhecer, esta operação se concentrava na garagem de uma mansão do centro de Biarritz. Suspeita de colaborar com o ETA, a proprietária da casa e seu marido foram detidos para ser interrogados, disse a fonte.



A operação é realizada pela polícia judicial e pelos serviços de segurança interior franceses, em colaboração com a Guarda Civil espanhola e sob a autoridade da promotoria antiterrorista de Paris. Seu alvo é a estrutura "técnico-logística" do ETA, indicou em Madri um comunicado do ministério espanhol do Interior.

O ETA, considerado responsável por 829 mortes em mais de 40 anos de atentados, anunciou em 20 de outubro de 2011 "o fim definitivo de sua atividade armada", mas sem entregar as armas nem se dissolver, como exigem os governos de Espanha e França.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação