Mundo

Snowden recebe prêmio por liberdade de expressão na Noruega

Ele foi convidado a comparecer a Noruega para receber o prêmio em 5 de setembro

Agência France-Presse
postado em 02/06/2015 11:50

Snowden vive hoje exilado na RússiaOslo, Noruega -O ex-consultor da Agência de Segurança Nacional (NSA) americana Edward Snowden recebeu nesta terça-feira um prêmio pela liberdade de expressão na Noruega, o que levanta a questão de sua eventual viagem para o país escandinavo, aliado dos Estados Unidos.

Snowden, de 31 anos, recebeu o prêmio Bj;rnson "por seu trabalho de proteção da vida privada e por ter ilustrado de forma crítica a vigilância dos cidadãos pelos Estados", anunciou o júri.

Acusado de espionagem pelo governo dos Estados Unidos depois de ter revelado a dimensão dos programas de vigilância da NSA, Edward Snowden - hoje exilado na Rússia - foi convidado a comparecer a Noruega para receber o prêmio em 5 de setembro, o que coloca o governo de Oslo em uma posição delicada.

A porta-voz do Departamento de Estado dos Estados Unidos, Marie Harf, não informou se Washington teria a intenção de pedir a extradição do premiado, mas indicou a "todos os governos" que o "único lugar" para onde Snowden deve viajar é para "os Estados Unidos para responder às acusações contra ele".

A academia Bj;rnstjerne Bj;rnson - nome de um escritor norueguês prêmio Nobel de Literatura em 1903 - pediu ao governo norueguês a garantia de que Snowden não será extraditado se decidir comparecer para receber o prêmio de 100.000 coroas (11.500 euros).

O ministério de Justiça informou que o caso cabe à Agência de Imigração, que por sua vez indicou que não adotaria uma posição até receber um eventual pedido do interessado.

Como em 2014, o nome de Edward Snowden foi proposto, ao lado de outros 272 candidatos, para o prêmio Nobel da Paz, também atribuído na Noruega em 9 de outubro.



Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação