Mundo

EUA e Cuba chegam a acordo sobre reabertura de embaixadas

Após mais de meio século de ruptura, os dois países anunciaram em dezembro passado o início do processo para o restabelecimento de relações

Agência France-Presse
postado em 30/06/2015 18:57
Estados Unidos e Cuba obtiveram um acordo para o restabelecimento de relações diplomáticas e a reabertura de suas embaixadas, informou nesta terça-feira (30/6) uma fonte da Casa Branca.

"Esperamos que o presidente Obama e o secretário (de Estado, John) Kerry façam o anúncio" na manhã desta quarta-feira. Após mais de meio século de ruptura, os dois países anunciaram em 17 de dezembro passado o início do processo para o restabelecimento de relações diplomáticas e a reabertura das embaixadas.

Leia mais notícias em Mundo

Em 1977, os dois países concordaram em abrir Seções de Interesses em Washington e Havana, que passaram a funcionar nos prédios que sediavam as embaixadas até a ruptura das relações, em 1961.

Desde dezembro passado, cubanos e americanos realizaram várias reuniões de alto nível, alternadamente em Havana e Washington, para abrir o caminho e obter os acordos básicos que permitam transformar as Seções de Interesses em embaixadas plenas.

Há duas semanas, o escritório cubano em Washington exibe um novo mastro em seu pátio frontal, que receberá a bandeira de Cuba após o restabelecimento formal das relações diplomáticas.

Como parte do complexo processo de reaproximação, os Estados Unidos retiraram Cuba da lista de países que apoiam o terrorismo, elaborada pelo departamento de Estado, e suspenderam diversas restrições legais sobre viagens de americanos a Cuba.

Os líderes Barack Obama e Raúl Castro mantiveram uma reunião histórica em abril passado, no Panamá, durante a Cúpula das Américas, marcada por um aperto de mão diante de uma multidão de fotógrafos.

A normalização plena das relações diplomáticas será um processo que poderá exigir anos, já que para tal será necessário que o Congresso americano desmonte o emaranhado legal contido na lei que impõe o embargo comercial e financeiro a Cuba.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação