Mundo

Governador do Wisconsin entra na corrida eleitoral americana

Ele é o 15º pré-candidato das fileiras republicanas. O governador de Ohio, John Kasich, deve anunciar sua pré-candidatura no final deste mês, tornando-se o 16º na corrida

Agência France-Presse
postado em 02/07/2015 19:40
O governador do Wisconsin, o republicano Scott Walker, que ganhou visibilidade política nacional por sua luta contra os sindicatos, anunciou nesta quinta-feira sua candidatura às primárias republicanas para a eleição presidencial de 2016, confirmou um porta-voz.

Ele é o 15; pré-candidato das fileiras republicanas. O governador de Ohio, John Kasich, deve anunciar sua pré-candidatura no final deste mês, tornando-se o 16; na corrida.

Hoje, Scott Walker, de 47 anos, criou formalmente seu comitê de campanha na Comissão Federal Eleitoral (FEC, sigla em inglês), uma etapa obrigatória para qualquer candidato. Ele também informou à FEC que já começou a arrecadar doações.

Leia mais notícias em Mundo

Na próxima segunda-feira, 13 de julho, será o evento de lançamento da campanha, em Waukesha, Wisconsin.

Coincidentemente, Obama viajou nesta quinta para Wisconsin, onde fez um discurso sobre economia.

Um dos mais conservadores na disputa, Walker cumprimentou o presidente na pista do aeroporto regional de La Crosse. Os dois apertaram as mãos e parecem ter tido uma conversa amigável, longe dos microfones.

Em um artigo intitulado "Seja bem-vindo ao Wisconsin, Sr. President", Walker escreveu no site RealClearPolitics que a economia no estado "desfrutou de uma dramática recuperação" nos últimos anos.

"Mas nossas fortunas melhoraram, apesar - e não por causa de - das políticas de um Estado grande (...) Gosto de pensar em que o que temos feito no Wisconsin poderia servir como um modelo", alfinetou.

Walker instituiu uma série de reformas de perfil conservador no Wisconsin, que incluíram cortes significativos nos impostos; uma Lei sobre o direito ao trabalho que transformou em voluntária a outrora obrigatória contribuição sindical; e restrição nas leis sobre aborto.

Ele era praticamente um desconhecido na cena nacional até 2011, quando seu plano de reduzir o poder de barganha coletiva dos funcionários públicos revoltou os sindicatos. Na época, os trabalhadores sindicalizados fizeram intensas passeatas na capital, Madison.

Com o apoio dos conservadores que viram a "batalha do Wisconsin" como o front de uma guerra ainda mais ampla contra os sindicatos, Scott Walker triunfou.

Em 2012, ele venceu o "recall" eleitoral convocado por seus adversários e foi reeleito em 2014.

Filho de um pastor batista e admirador incondicional de Ronald Reagan, Scott Walker, que foi eleito governador em 2010, aparece em segundo nas intenções de voto dos republicanos, atrás do ex-governador da Flórida Jeb Bush. Supera por pouco o senador Marco Rubio e o neurocirurgião aposentado Ben Carson, segundo uma pesquisa RealClearPolitics.

Em 6 de agosto, acontece no canal FOX News o primeiro debate das primárias republicanas transmitido pela televisão.

As primárias começam em janeiro de 2016 em Iowa, e a Convenção Nacional está marcada para julho de 2016. De acordo com enquete da Universidade Quinnipiac, Walker lidera em Iowa.

A eleição presidencial é em novembro do ano que vem.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação