Mundo

Avião iraquiano bombardeia Bagdá por engano e mata oito pessoas

A explosão, que ocorreu perto da base aérea de Rasheed, também deixou 11 feridos

Agência France-Presse
postado em 06/07/2015 09:07
Bagdá, Iraque - Ao menos oito pessoas morreram nesta segunda-feira (6/7) em Bagdá na explosão de uma bomba que caiu acidentalmente de um avião de caça iraquiano por um "problema técnico". "Uma das bombas ficou presa por um problema técnico e durante o retorno da aeronave para a base caiu sobre três casas em Bagdá Jadida", informou o porta-voz das forças de segurança, o general de brigada Saad Maan.

As autoridades informaram que a explosão, que aconteceu perto da base aérea de Rasheed, também deixou 17 feridos. O piloto do avião tentou lançar a bomba durante uma missão na província de Al-Anbar (oeste), controlada em grande parte pelo grupo jihadista Estado Islâmico (EI), mas não conseguiu liberar a munição, segundo o ministério da Defesa. A bomba acabou caindo no retorno à base.



O Iraque recebeu 25 aviões Sukhoi Su-25 da Rússia e do Irã no ano passado, com o objetivo de ajudar as forças de combate do país nas ações contra o grupo Estado Islâmico, que controla amplas faixas de território do país.

A frota iraquiana é antiga e já foi muito utilizada na batalha contra os jihadistas. O governo dos Estados Unidos aprovou uma venda de 36 aviões F-16 ao Iraque, mas as aeronaves ainda não foram entregues.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação