Mundo

Obama analisa a luta contra o Estado Islâmico em reunião no Pentágono

Agência France-Presse
postado em 06/07/2015 13:04

Washington, Estados Unidos - O presidente Barack Obama se reúne nesta segunda-feira (6/7) no Pentágono com os principais comandantes militares para analisar a campanha contra o grupo Estado Islâmico (EI), informaram a Casa Branca e o Pentágono.

Obama deve falar com a imprensa ao fim da visita às 17H00 (Brasília).

Um ano depois do EI assumir o controle de uma ampla faixa de território do Iraque e da Síria, o governo dos Estados Unidos e seus aliados não recuperaram espaço ante os jihadistas, apesar de uma campanha de ataques aéreos nos dois países e o envio de conselheiros militares ao Iraque.

Leia mais notícias em Mundo

Após a ocupação pelo EI da cidade de Ramadi, oeste do Iraque, em maio, Obama ordenou em junho o envio de 450 militares adicionais ao país, o que eleva o total de soldados no país a 3.500.

Mas o governo americano destacou que esta não era uma mudança de missão das forças do país e descartou um questionamento ao princípio de "no boot on the ground", que significa a ausência de tropas de combate americanas no campo de batalha.

Nos últimos dias, a coalizão liderada pelos Estados Unidos executou ataques aéreos sem precedentes em Raqa, a cidade síria que virou a capital de fato do EI.

O secretário de Defesa, Ashton Carter, e o comandante do Estado-Maior conjunto, Martin Dempsey, devem falar sobre o EI na terça-feira em uma audiência na Comissão das Forças Armadas do Senado americano.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação