Mundo

Braço armado do Hamas treina 25 mil cidadãos de Gaza no uso de armas

Os participantes, de 15 a 60 anos, serão formados durante duas semanas em técnicas militares e em tiro com balas reais

Agência France-Presse
postado em 25/07/2015 10:15
Gaza - As Brigadas Ezedin al-Qasam, o braço armado do Hamas, no poder na Faixa de Gaza, abriram neste sábado seu acampamento de verão, no qual afirmam que treinarão mais de 25.000 palestinos em técnicas de combate.

O partido islamita mantém atualmente contatos indiretos com Israel para tentar alcançar uma trégua duradoura, mas um ano depois de uma devastadora guerra os dois inimigos rejeitam retirar de seus discursos um novo recurso à força.

"O objetivo destes acampamentos de treinamento militar é formar a geração da libertação espiritual, intelectual e fisicamente, para que seja capaz e esteja preparada para desempenhar seu papel na libertação", explicam em um comunicado as Brigadas, que mantinham blindada a comunicação do acampamento.



Os participantes, de 15 a 60 anos, serão formados durante duas semanas "em técnicas militares e em tiro com balas reais", afirmam as Brigadas.

Também aprenderão "técnicas de primeiros socorros e de salvamento", depois das carências enfrentadas pelos corpos de salvamento ante as milhares de vítimas da guerra de julho e agosto de 2014, a terceira em Gaza em seis anos.

O Hamas organiza em Gaza acampamentos de verão dedicados ao treinamento esportivo e à aprendizagem do Corão, mas no último inverno (boreal) as brigadas Al-Qasam lançaram um novo tipo de acampamento, totalmente dedicado ao treinamento militar de jovens de 15 a 20 anos.

Defensores dos direitos humanos denunciaram na época uma militarização forçada da sociedade de Gaza e um ataque aos direitos da infância.

Sem dar muita relevância às críticas, as Brigadas organizaram novamente este acampamento de verão, ampliando-o para os cidadãos de Gaza de até 60 anos.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação