Mundo

Bolshoi demite seu diretor artístico, atacado com ácido em 2013

O caso trouxe à luz a grande rivalidade e intimidação nos bastidores deste grande teatro russo. O mundo da arte condenou o ataque

Agência France-Presse
postado em 30/07/2015 14:49
Moscou - O teatro russo Bolshoi anunciou nesta quinta-feira a demissão de seu diretor artístico atacada com ácido em 2013, Sergei Filin, o último capítulo de um escândalo que chocou o mundo da dança na Rússia. "A decisão está relacionada com questões internas do teatro", disse Urin à agência de notícias russa TASS.

O então diretor artístico do Ballet Bolshoi Sergei Filin em foto tirada em fevereiro de 2013, logo após ele deixar o hospital

Filin, de 44 anos, continuará, no entanto, até o final da temporada como "responsável dos programas em curso e da gestão diária da companhia de dançarinos do teatro", segundo o comunicado. O Bolshoi propôs a Filin prosseguir a sua colaboração "de outra forma", sem dar mais detalhes.



Filin, que declarou à TASS "não ter queixas" contra o teatro, quase perdeu a visão depois de ser atacado com ácido em janeiro de 2013 pelo bailarino Pavel Dmitrichenko, condenado a seis anos de prisão, e outros dois cúmplices.

O caso trouxe à luz a grande rivalidade e intimidação nos bastidores deste grande teatro russo. O mundo da arte condenou o ataque.

O ataque também levou à demissão do então diretor do Bolshoi, Anatoly Iksanov, e do bailarino Nikolai Tsiskaridze, acusado quase diretamente de ser o instigador do ataque.

O bailarino questionou as lesões sofridas por Filin e considerou pouco depois, em um jornal de Moscou, que o diretor artístico colocou "uns contra os outros com histórias de dinheiro e amor".

Tsiskaridze foi nomeado no final de 2014 diretor da prestigiada Academia Vaganova de São Petersburgo, uma decisão contestada por uma centena de professores da instituição que solicitaram sua remoção.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação