Mundo

Facção síria da Al-Qaeda ataca rebeldes treinados pelos Estados Unidos

A Frente al Nosra, a facção síria da Al-Qaeda, atacou a sede da Divisão 30, norte da província de Aleppo

Agência France-Presse
postado em 31/07/2015 11:40

Beirute, Líbano - Combatentes da Al-Qaeda na Síria lançaram um ataque nesta sexta-feira contra a sede de um grupo rebelde sírio treinado pelos Estados Unidos no norte do país, e onze pessoas morreram nos confrontos, segundo o Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH).

A Frente al Nosra, a facção síria da Al-Qaeda, que também reivindicou nesta sexta o sequestro de rebeldes sírios esta semana, atacou a sede da Divisão 30, norte da província de Aleppo. Depois do ataque, os combates tiveram início.

Na quarta-feira, os jihadistas da Al Nosra sequestraram oito combatentes sírios treinados pelos Estados Unidos na Turquia para combater o Estado Islâmico (EI).

O sequestro aconteceu quando os combatentes voltavam de uma reunião em Azaz, seu quartel-general e uma localidade próxima à província de Aleppo (norte), onde foi discutida uma coordenação militar com outros grupos rebeldes contra o EI na parte nordeste da região.

O chefe Nadim al Hassan, um coronel turcomano que desertou do exército, e seus sete homens faziam parte de um grupo de 54 combatentes que entraram na Síria há duas semanas depois de receber treinamento americano.

Al Nosra acusou Washington de recrutar "forças do que denomina ;oposição moderada;" para realizar um programa de treinamento dirigido pela CIA.

Esta unidade treinada pelos Estados Unidos é formada majoritariamente por turcomanos e rebeldes moderados pró-americanos expulsos pela Al Nosra das posições que controlavam na Síria.



Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação