Mundo

Presidente turco acredita que Putin pode 'abandonar' o sírio Assad

A Rússia é um dos principais aliados de Assad desde o início da guerra civil síria em 2011, enquanto Erdogan se tornou um dos críticos mais ferrenhos do regime de Damasco

postado em 03/08/2015 09:44
Istambul, Turquia - O presidente turco Recep Tayyip Erdogan acredita que o presidente russo pode estar a ponto de "abandonar" o colega sírio Bashar al-Assad, em uma entrevista publicada nesta segunda-feira (3/8). "Putin não compartilha mais a opinião de que a Rússia deve apoiar Assad até o final. Acredito que pode abandonar Assad", declarou Erdogan no avião que o transportou de volta ao país após uma viagem pela Ásia.

[SAIBAMAIS]Erdogan e Putin tiveram um encontro em junho, à margem da cerimônia de abertura dos Jogos Europeus em Baku, no Azerbaijão. "Nosso encontro em Baku e a conversa telefônica posterior me deram a impressão de que estava mudando de atitude a respeito da crise síria", disse o presidente turco, segundo a imprensa do país.

A Rússia é um dos principais aliados de Assad desde o início da guerra civil síria em 2011, enquanto Erdogan se tornou um dos críticos mais ferrenhos do regime de Damasco. O presidente turco voltou a expressar o desejo de prosseguir com a "guerra contra o terrorismo" que iniciou contra a guerrilha curda do Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK) e o grupo jihadista Estado Islâmico (EI).



Questionado sobre os riscos de uma "explosão regional" após a ruptura da trégua com o PKK, Erdogan respondeu: "Os que afirmam isto gostariam que a Turquia acabasse com suas operações militares. Mas a Turquia vai realizar as operações militares enquanto considerar necessário".

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação