Mundo

Filha mais velha de opositor russo Nemtsov recebe Prêmio Solidariedade

"Este prêmio é uma recompensa dedicada a todos os patriotas russos que pensam que uma Rússia maior e e mais bonita não deve ser necessariamente um país onde todos sintam medo", declarou Komorowski

Agência France-Presse
postado em 04/08/2015 14:35

Varsóvia, Polónia - O Prêmio Solidariedade 2015, atribuído a Janna Nemtsova, filha mais velha do opositor russo Boris Nemtsov assassinado em fevereiro, foi entregue nesta terça-feira (4/8) em Varsóvia pelo presidente polonês em fim de mandato Bronislaw Komorowski e pelo fundador do sindicato ;Solidarnosc;, Lech Walesa.

Nemtsova, de 31 anos e jornalista da rede de televisão independente RBK-TV, anunciou em julho que havia abandonado a Rússia. Na época denunciou em uma carta aberta o clima de terror criado pelos meios de comunicação próximos ao Kremlin.

Leia mais notícias em Mundo

"Este prêmio é uma recompensa dedicada a todos os patriotas russos que pensam que uma Rússia maior e e mais bonita não deve ser necessariamente um país onde todos sintam medo", declarou Komorowski durante a cerimônia, transmitida ao vivo pela televisão pública TVP.

"Este prêmio é uma prova de que muitas pessoas compartilham as opiniões do meu pai, uma prova de que é preciso lutar e não baixar os braços", declarou Nemtsova.

Boris Nemtsov, de 55 anos, opositor à política do presidente russo Vladimir Putin, foi assassinado com quatro tiros nas costas perto do Kremlin, em 27 de janeiro, quando voltava para casa junto a sua companheira, de nacionalidade ucraniana.

Atribuído pela primeira vez no ano passado, o Prêmio Solidariedade, que leva o nome de Lech Walesa, foi concedido ao líder histórico dos tártaros da península da Crimeia, Mustafa Djemilev.

A Crimeia foi anexada pela Rússia em março de 2014 após a realização de um referendo, muito contestado e amplamente boicotado pela minoria tártara.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação