Mundo

Tempestade Erika mata ao menos 3 em Dominica e segue para Porto Rico

Os corpos de um adulto e de duas crianças foram resgatados de um deslizamento de terra na cidade de Good Hope, em Dominica, noticiou o jornal TheDominican.net

Agência France-Presse
postado em 27/08/2015 17:23
A tempestade tropical Erika deixou, nesta quinta-feira, pelo menos três mortos e quatro desaparecidos na ilha caribenha de Dominica, enquanto avança em direção a Porto Rico e à ilha de Santo Domingo, em estado de alerta para ventos fortes e chuvas.

Os corpos de um adulto e de duas crianças foram resgatados de um deslizamento de terra na cidade de Good Hope, em Dominica, noticiou o jornal TheDominican.net, que informou sobre fortes chuvas e inundações que deixaram pelo menos outros quatro desaparecidos.

Fotos publicadas por meios de comunicação locais mostravam cenas de inundações, como no caso do aeroporto de Canefield, perto de Rousseau, capital da pequena ex-colônia britânica, onde um verdadeiro rio corria pela pista.

Erika perdeu força suavemente e às 18h00 GMT (15h00 de Brasília) tinha ventos de 75 km por hora quando se localizava 255 km a oeste da ilha de Guadalupe, segundo o Centro Nacional de Furacões (NHC), com sede em Miami, Flórida (sudeste dos EUA).

"O olho de Erika passará perto das Ilhas Virgens, sobre ou perto de Porto Rico durante a noite e perto ou sobre a República Dominicana na sexta-feira", indicou o NHC.

Porto Rico, as Ilhas Virgens e grande parte das Antilhas Menores no Caribe mantiveram o alerta de tempestade tropical, enquanto a República Dominicana e o Haiti (que dividem a ilha de Santo Domingo ou Hispaniola), para onde a tempestade se dirigirá em breve, também advertiram suas populações contra possíveis chuvas fortes e ondas.

Todas estas ilhas podem receber chuvas entre 100 e 200 milímetros, mas o NHC advertiu que algumas áreas podem registrar até 300 milímetros.

Como medida de precaução, as autoridades de Porto Rico, um estado livre associado aos Estados Unidos, suspenderam nesta quinta-feira as aulas e atividades em escolas e universidades no leste, bem como o transporte marítimo.

"Espera-se muita chuva e isso é o que mais nos preocupa. Temos de estar preparados para o pior", disse o governador de Porto Rico, Alejandro García Padilla, durante uma coletiva de imprensa.

Espera-se que a força de Erika não varie muito nas próximas 48 horas, segundo os meteorologistas americanos.

De acordo com os mais recentes modelos do NHC, após passar pelo norte de Santo Domingo, Erika atingirá as Bahamas no fim de semana e poderia se tornar um furacão no início da próxima semana ao largo da costa da Flórida.

Em meio à incerteza sobre se chegará à Flórida, o estado adotou planos de emergência e pediu às pessoas para se prepararem.

Danny, o primeiro e único furacão da atual temporada do Atlântico, dissipou-se na segunda-feira ao chegar ao Caribe.

A Agência Oceânica e Atmosférica dos Estados Unidos (NOAA) previu que a temporada (de junho a novembro) será menos ativa do que o habitual, com entre um e quatro furacões.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação