Mundo

ONU apoia governo e exige rápida eleição de presidente no Líbano

O Conselho "continua acompanhando de perto a situação e apoiando a unidade, soberania, estabilidade e independência do Líbano e de seus habitantes", destacou o embaixador

Agência France-Presse
postado em 02/09/2015 19:20

Nações Unidas, Estados Unidos - O Conselho de Segurança das Nações Unidas manifestou nesta quarta-feira seu apoio ao governo libanês diante da crise que enfrenta o país, e pediu uma rápida eleição presidencial.

Após uma reunião fechada, os 15 membros do Conselho "expressaram seu apoio ao governo libanês e ao primeiro-ministro", declarou a imprensa o embaixador russo, Vitali Churkin, que preside o organismo no mês de setembro.

Os 15 países também "reafirmaram a necessidade de que o Parlamento libanês se reúna e eleja um presidente o mais cedo possível para acabar com a instabilidade constitucional".

Leia mais notícias em Mundo

O Conselho "continua acompanhando de perto a situação e apoiando a unidade, soberania, estabilidade e independência do Líbano e de seus habitantes", destacou o embaixador.

Uma reunião do grupo de apoio internacional ao Líbano está prevista à margem da próxima sessão da Assembleia Geral da ONU, no final de setembro.

Os embaixadores do Conselho foram informados nesta quarta-feira da situação no Líbano pela coordenadora especial da ONU para o país, Sigrid Kaag.

Beirute é sacudida por importantes manifestações há dez dias devido à indignação popular com a corrupção e a deterioração dos serviços públicos.

Em meio à crise, uma nova sessão do Parlamento para debater a eleição de um presidente da República - cargo vago há mais de um ano - foi adiada desta quarta para 30 de setembro.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação