Mundo

Cameron diz que Reino Unido está disposto a receber mais refugiados sírios

Criticado pela falta de envolvimento na crise o primeiro-ministro cede à pressão da opinião pública que defende mais ajuda aos migrantes

Agência France-Presse
postado em 04/09/2015 09:28
Lisboa, Portugal - O Reino Unido está disposto a receber "milhares de refugiados sírios adicionais", anunciou nesta sexta-feira (4/9) o primeiro-ministro britânico David Cameron em Lisboa. "Diante da dimensão da crise e do sofrimento das pessoas, posso anunciar hoje que faremos mais, recebendo milhares de refugiados sírios adicionais", afirmou à imprensa em Lisboa.

[SAIBAMAIS]"Vamos prosseguir com nossa ação, que consiste em buscá-los nos campos de refugiados", disse Cameron, em referência aos campos do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (Acnur) na fronteira síria. "Isto oferecerá a eles uma via mais direta e segura para o Reino Unido, e evitará o risco de uma viagem perigosa que já provocou tantas mortes", completou.

Criticado pela falta de envolvimento na crise dos migrantes, Cameron cede assim à pressão crescente de uma opinião pública que defende mais ajuda aos migrantes, que fogem dos conflitos na Síria, Iraque e Afeganistão.

De acordo com dados oficiais, apenas 216 "pessoas vulneráveis" foram recebidas como refugiados no Reino Unido desde março de 2014. Além disso, 5.000 sírios receberam asilo desde o início do conflito em março de 2011.

Cameron fez o anúncio após uma reunião com o primeiro-ministro português Pedro Passos Coelho. Ainda nesta sexta-feira, o britânico viajará a Madri para um encontro com o presidente do governo da Espanha, Mariano Rajoy.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação