Mundo

Máfia japonesa yakuza se divide e forma novo grupo

Segundo informações da polícia, o principal grupo mafioso expulsou 13 líderes de facções.

Agência France-Presse
postado em 06/09/2015 12:35
Milhares de membros da yakuza japonesa se separaram da organização mafiosa e formaram outro grupo, aumentando os temores de que uma nova guerra entre facções - informou a imprensa local neste domingo.Segundo informações da polícia, o principal grupo mafioso expulsou 13 líderes de facções.
[SAIBAMAIS]
Esses líderes realizaram uma reunião no sábado, na cidade de Kobe, para organizar o grupo e unir as diferentes facções para a nova organização.

Uma das facções expulsas é conhecida como Yamaken-gumi, um grupo que tem 2.000 membros e emergiu como líder da divisão, de acordo com o jornal Yomiuri Shimbun.

Leia mais notícias em Mundo


O jornal estimou que o novo grupo teria cerca de 3.000 membros, em comparação com os 23.000 que compõem a matriz da yakuza, o grupo Yamaguchi-gumi.

Assim como seus primos da máfia italiana ou das tríades chinesas, os membros da yakuza vivem principalmente de jogo, drogas e prostituição, mas também entraram ao longo dos anos em muitos setores de atividade (obras públicas, reciclagem, recrutamento de pessoal, etc.) - subvertendo as regras e extorquindo as empresas.

Diante do medo que se desate a violência entre os dois grupos, a polícia japonesa realizou esta semana diferentes reuniões de emergência das quais participaram agentes de todos os distritos do país.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação