Mundo

UE pede explicação à Croácia por bloquear sua fronteira com a Sérvia

A Croácia se encontra saturada pela entrada de cerca de 50.000 migrantes em seu território há uma semana, procedentes da Sérvia

Agência France-Presse
postado em 25/09/2015 10:08
Bruxelas, Bélgica - A Comissão Europeia pediu à Croácia uma explicação urgente sobre o bloqueio de sua fronteira com a Sérvia, imposto por Zagreb para frear a chegada de migrantes, alegado que, como resultado, os caminhões ficam presos na fronteira, criando sérios problemas no âmbito comercial.

"Esperamos explicações urgentes da Croácia", afirmou a porta-voz Maja Kocijancic, indagada sobre a decisão de Zagreb de boquear os caminhões na fronteira com a Sérvia para pressionar Belgrado a reorientar os migrantes para a Hungria.

O primeiro-ministro croata Zoran Milanovic anunciou pouco depois que a Croácia vai suspender o bloqueio na fronteira ainda nesta sexta ou no sábado. A chefe da diplomacia europeia, Federica Mogherini, falou nesta sexta com os chefes de governo sérvio e croata para pedir a eles que tratem do tema de maneira construtiva.



A Croácia se encontra saturada pela entrada de cerca de 50.000 migrantes em seu território há uma semana, procedentes da Sérvia. Zagreb os reconduz para a fronteira húngara, onde Budapeste os conduz a seus limites com a Áustria, sem cadastrá-los.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação