Mundo

Catalunha quer iniciar processo de secessão, mas Madri descarta

Sem a região, a Espanha perderia 25% de suas exportações, 19% de seu PIB e 16% de sua população

Agência France-Presse
postado em 28/09/2015 10:03
Barcelona, Espanha - A coalização separatista Junts pel Sí, vencedora das eleições na Catalunha, reafirmou nesta segunda-feira (28/9) sua determinação de iniciar um processo de secessão desta região espanhola depois de obter a maioria parlamentar favorável à independência. "A mensagem é clara, demos uma maioria clara que legitima totalmente o início do processo de secessão", afirmou Raul Romeva, cabeça da lista da coalizão.

Candidatos catalães comemoram após eleições regionais

[SAIBAMAIS]O chefe de Governo espanhol, Mariano Rajoy, por sua vez, se declarou disposto ao diálogo com os separatistas catalães, mas não sobre uma separação da Espanha. Rajoy se declarou aberto a um "diálogo construtivo e leal". "Mas não estou disposto a liquidar a soberania nacional", afirmou em sua primeira declaração após o resultado das eleições catalãs. "As pretensões de alguns estavam e continuam fora da lei", insistiu.

Rajoy e seu governo repetem sem cessar que não aceitarão nenhum tipo de negociação para dividir o país, que em dezembro celebrará eleições legislativas que poderão alterar de forma notável o mapa político. Inclusive, estão prestes a aprovar uma proposta de reforma urgente do Tribunal Constitucional que permitiria desabilitar o líder separatista Artur Mas por qualquer ato ilegal.

Já a Comissão Europeia negou-se a fazer comentários sobre a situação. "É um tema interno da Espanha, não corresponde à Comissão expressar sua opinião sobre temas de organização interna em termos constitucionais", declarou Margaritis Schinas, porta-voz da Comissão. "A Comissão não comenta sobre eleições regionais. É uma questão de princípio", insistiu.

A fonte disse ainda que o presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, foi informado dos resultados das eleições, mas não entrou em contato com Madri ou o governo da Catalunha. A Comissão Europeia assegura que se a Catalunha se separar da Espanha, ficará fora da União Europeia (UE) e deve voltar a pedir sua entrada no bloco.



Com quase 98% dos votos apurados, sua coalizão, a Junts pel Sí, obteve 62 assentos. Somados aos do partido separatista de esquerda radical CUP, que obteve 10 cadeiras, alcançariam 72 dos 135 da Câmara regional. A CUP deu como condição para aderir a implantação de um plano de emergência social e não escolher o liberal Mas como presidente. Em sua festa de comemoração, convocaram a desobediência As eleições contaram com uma participação de 77,5%, um recorde nas eleições da região.

O mapa do caminho idealizado pela coalizão Junts pel Sí prevê começar sua jornada rumo à independência com uma declaração do início do processo separatista uma vez constituído o Parlamento regional. Sua intenção é abrir, então, negociações com Madri e Bruxelas para buscar uma saída para a secessão.

A resposta dos separatistas, contemplada em seu mapa do caminho, seria declarar a independência unilateral. E Mas advertiu recentemente que a Catalunha poderia deixar de pagar sua parte da dívida espanhola, que chega a quase 100% de seu PIB. Está em jogo a região mais rica da Espanha, quarta economia da zona do euro, no momento em que o país deixa para trás a crise e cresce a velocidade de cruzeiro.

Sem a Catalunha, a Espanha perderia 25% de suas exportações, 19% de seu PIB, 16% de sua população, sua principal porta à Europa e seu principal destino turístico.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação