Mundo

Papa se encontrou em segredo com americana que se recusou a casar gays

O advogado afirmou que o encontro foi coordenado por funcionários do Vaticano. Segundo ele o papa agradeceu a mulher por sua coragem e disse: "permaneça forte".

Agência France-Presse
postado em 30/09/2015 10:35
Nova Iorque, Estados Unidos - O papa Francisco se encontrou em segredo nos Estados Unidos com a funcionária pública do estado de Kentucky que passou alguns dias na prisão no início do mês por se recusar a emitir certidões de casamento para pessoas do mesmo sexo. A informação foi publicada pelo jornal New York Times, que cita o advogado da mulher.

[SAIBAMAIS]Kim Davis e seu marido Joe foram enviados às escondidas à embaixada do Vaticano na quinta-feira passada e se reuniram com o papa durante 15 minutos, afirmou ao NYT o advogado da funcionária pública, Mathew Staver.

O advogado afirmou que o encontro foi coordenado por funcionários do Vaticano. "O papa veio até ela e estendeu a mão", disse Staver. "Agradeceu por sua coragem e disse: ;permaneça forte;".

Davis, uma cristã devota de 49 anos, foi enviada à prisão no início do mês por desacatar uma ordem de um juiz federal de emitir certidões de casamento para casais do mesmo sexo. A funcionária alegou que suas crenças religiosas são contrárias ao matrimônio gay, que é legal desde junho em todos os Estados Unidos.

Ela foi liberada cinco dias depois. Cinco dos seis adjuntos de Kim Davis no condado de Rowan declararam sob juramento que obedeceriam a ordem do tribunal e emitiriam certidões de casamento a todos os casais legalmente aptos.

Durante a visita aos Estados Unidos na semana passada, Francisco falou sobre a liberdade religiosa, mas não mencionou em nenhum momento o caso de Kim Davis.



Durante o voo de retorno ao Vaticano, no entanto, afirmou a um repórter americano que o questionou sobre o caso Kim Davis que, apesar de não ter condições de falar de casos específicos, "a objeção de consciência é um direito que é parte de todos os direitos humanos".

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação