Mundo

Trio vence Nobel de Medicina por tratamentos contra infecções parasitárias

Para o Comitê Nobel, as enfermidades parasitárias afetam especialmente as populações mais pobres do mundo e representam um enorme obstáculo para melhorar a saúde e o bem-estar humano

Agência France-Presse
postado em 05/10/2015 07:04
Painel mostra fotos dos três vencedores
O irlandês William Campbell, o japonês Satoshi Omura e a chinesa Youyou Tu foram anunciados nesta segunda-feira como os vencedores do Prêmio Nobel de Medicina pelo desenvolvimento de tratamentos contra infecções parasitárias e a malária.

Campbell e Omura foram recompensados em conjunto por seus "trabalhos sobre um novo tratamento contra as infecções provocadas por vermes", enquanto Youyou Tu foi premiada por suas "descobertas sobre uma nova terapia contra a malária", anunciou o júri do Nobel em Estocolmo.
"As doenças provocadas por parasitas têm sido um flagelo para a humanidade durante milhares de anos e são um problema de saúde global significativo", afirmaram os integrantes do júri.

Para o Comitê Nobel, "as enfermidades parasitárias afetam especialmente as populações mais pobres do mundo e representam um enorme obstáculo para melhorar a saúde e o bem-estar humano". "Os vencedores do prêmio Nobel este ano desenvolveram terapias que revolucionaram o tratamento de algumas das doenças parasitárias mais devastadoras", destaca o Comitê Nobel do Instituto Karolinska.

;Nobel teria ficado feliz;
"Estas terapias salvam vidas, previnem as deficiências e a propagação da infecção. E melhoram a vida, o bem-estar das pessoas e o crescimento econômico", disse em uma entrevista divulgada no Twitter a presidente do júri, Juleen Zierath. "Nobel teria ficado feliz", completou.

William C. Campbell, que trabalhou para companhias farmacêuticas privadas, e Satoshi Omura descobriram um novo medicamento, a Avermectina, "cujos derivados reduziram drasticamente a prevalência da ;cegueira dos rios; (oncocercose) e a filariose linfática".

O secretário do Comitê de Fisiologia e Medicina, Lendahl Urban (D), anuncia nomes dos vencedores, no Instituto Karolinska, em Estocolmo, na Suécia

"A natureza produz constantemente moléculas nas quais os humanos nunca tinham pensado", destacou o biólogo premiado, durante entrevista na Fundação Nobel.

"Penso que um dos grandes erros que sempre cometemos e já faz 40 anos que escrevi sobre isto é que existe a verdadeira pretensão no pensamento dos humanos, segundo a qual poderíamos criar moléculas tão bem quanto a natureza o faz", explicou.

Omura, de 80 anos, havia conseguido isolar no Japão um tipo de bactéria, presente na terra, e William C. Campbell, nascido em 1930, estudou seus efeitos sobre os parasitas. A cooperação entre ambos permitiu a criação da Avermectina. "Aceito humildemente", disse Campbell ao receber a notícia do prêmio.

Youyou Tu, de 84 anos, que tinha o nome cogitado há vários anos na Academia, desenvolveu um tratamento particularmente eficaz contra a malária com um extrato da planta ;Artemisia annua;.

Ela é a 12; mulher a vencer o Nobel de Medicina e a primeira chinesa a receber a honraria. Tu iniciou a pesquisa com a combinação de antigos textos médicos chineses e remédios populares. Ela coletou 2.000 "remédios" potenciais, a partir dos quais sua equipe produziu 380 extratos de plantas.



Um dos extratos da planta do absinto (;Artemisia absinthium;) mostrou que era promissor nos ratos. Inspirada em um texto antigo, Tu modificou o processo de extração da substância para que se tornasse mais efetiva antes de isolar, no início dos anos 70, o princípio ativo do absinto, ou seja, a artemisinina.

A artemisinina é o tratamento mais eficaz e seguro contra a malária, uma doença que afeta quase 200 milhões de pessoas por ano e mata mais de 500.000, principalmente crianças africanas.

Desde a criação do prêmio, em 1901, 210 pessoas receberam o Nobel de Medicina. Os três vencedores dividirão o prêmio de oito milhões de coroas suecas (963.000 dólares, 855.000 euros). Campbell e Omura ficam com 25% cada e Youyou Tu com metade do valor.

No ano passado, o Nobel de Medicina foi concedido ao pesquisador britânico-americano John O;Keefe e ao casal norueguês May-Britt e Edvard I. Moser pela descoberta de um sistema de "GPS interno" no cérebro.

O prêmio de Medicina abre a temporada do Nobel em 2015. Na terça-feira será anunciado o prêmio de Física e um dia depois o de Química. O Nobel de Literatura será revelado na quinta-feira e o prêmio da Paz na sexta-feira em Oslo. A última categoria é a de Economia, no dia 12 de outubro.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação