Mundo

Presidente turco aconselha Rússia a não perder a amizade da Turquia

Recep Tayyip Erdogan disse isso após uma série de incursões russas no espaço aéreo turco

Agência France-Presse
postado em 06/10/2015 09:38
O presidente turco Recep Tayyip Erdogan fez um apelo nesta terça-feira (6/10) e disse que a Rússia não deve perder a amizade da Turquia, após uma série de incursões russas no espaço aéreo turco. "Todos conhecem nossas relações com a Rússia, mas se a Rússia perder um amigo como a Turquia (...) perderá muito. A Rússia deve saber", disse Erdogan durante uma visita à Bélgica. "Não podemos sentar e observar, tolerar isto", completou Erdogan, em referência às violações do espaço aéreo turco no sábado e domingo por caças russos.

[SAIBAMAIS]A Turquia anunciou que dois F-16 do país interceptaram no sábado um caça russo, que foi obrigado a retornar, e que dois caças turcos foram "perseguidos" por um MIG-29 não identificado na fronteira com a Síria, onde Moscou iniciou na semana passada uma campanha de bombardeios em apoio ao presidente Bashar al-Assad.


O ministério da Defesa russo explicou que um caça do país entrou no espaço aéreo turco por causa das más condições meteorológicas e negou qualquer vínculo com uma "perseguição" aos aviões turcos, ao afirmar que os MIG-29 não são utilizados na base aérea russa na Síria.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação