Mundo

Síria: Otan diz que crescente envolvimento da Rússia "não ajuda"

Intervenções russas não tem contribuído para uma "solução política" dos conflitos, afirma o secretágio geral da Otan

postado em 08/10/2015 13:36
Os ministros da Defesa dos países da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), reunidos hoje (8/10) em Bruxelas, concordam que a crescente intervenção russa na Síria causa ;sérias preocupações; e não está ajudando a alcançar uma ;solução política; para o conflito, afirmou o secretário-geral da organização.

Em entrevista durante reunião de ministros da Defesa da Aliança Atlântica, Jens Stoltenberg disse que, na discussão sobre a situação na Síria, os aliados concordaram que a "escalada da atividade militar russa" é muito preocupante, sobretudo porque não se limita a visar ao Isis, o grupo autodenominado Estado Islâmico.



;Exorto a Rússia a desempenhar papel construtivo na luta contra o Isis, mas as ações da Rússia e o apoio ao regime (de Bashar al Assad) não estão ajudando;, declarou.

[SAIBAMAIS] Stoltenberg defendeu que ;é mais necessária do que nunca uma solução pacífica para a crise na Síria e disse que a Otan apoia os esforços da Organização das Nações Unidas e de outros em busca de uma solução política negociada para a crise;.

O secretário-geral voltou a lamentar as recentes violações do espaço aéreo turco, que classificou de ;inaceitáveis;. Reiterou que a Otan vai continuar a acompanhar de perto o desenvolvimento das ações e está fortemente solidária com a Turquia.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação