Mundo

Líder do partido Podemos na Catalunha renuncia após mau resultado eleitoral

Gemma Ubasar avalia que momento é de mudança

Agência France-Presse
postado em 10/10/2015 13:55
A líder do partido antiliberal espanhol Podemos na Catalunha apresentou neste sábado (10/10) sua renúncia considerando que chega o momento da mudança, duas semanas após eleições regionais nas quais a plataforma integrada por seu partido obteve maus resultados.

A secretária-geral do Podemos Catalunya, Gemma Ubasar, renunciou do cargo ante o Conselho Cidadão, órgão do governo da formação, informaram fontes do partido.

Ubasart, de 37 anos, professora de Ciência Política na Universidade de Girona e há oito meses líder da formação de Pablo Iglesias na Catalunha, havia explicado ao jornal digital Crític que sempre concebeu seu cargo "como um compromisso militante por um período curto de tempo".

Leia mais notícias em Mundo

"Entendo que uma etapa terminou e chega o momento da mudança. Para encarar o ciclo eleitoral deste ano, que já começou com uma campanha para as eleições do 27S, a organização já tem dirigentes que podem assumir o desafio", acrescentou.

Ubasar não foi candidata por seu partido às eleições regionais antecipadas organizadas na Catalunha em 27 de setembro, que os independentistas catalães apresentaram como um plebiscito sobre a secessão da Espanha.

Seu partido concorreu dentro de uma plataforma de esquerda batizada Catalunya Sí Que Es Pot, liderada pelo ativista de 61 anos Lluís Rabell, que obteve 11 assentos dos 135 do Parlamento catalão.

[SAIBAMAIS]

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação