Mundo

Coreia do Norte rejeita acordo nuclear, mas que acordo de paz

"Nenhuma questão que possa interessar os países, incluindo os EUA, será discutida até que seja concluído, antes de mais nada, um acordo de paz", disse o ministro em um comunicado divulgado pela imprensa estatal

Agência France-Presse
postado em 17/10/2015 18:03
Seul -- A Coreia do Norte rejeitou neste sábado (17/10) novas negociações sobre o seu programa nuclear e pediu um acordo de paz com o país vizinho.

O presidente dos Estados Unidos Barack Obama e o sul-coreano Park Geun-hye disseram na sexta-feira estavam prontos para se comprometer com Pyongyang se o país concordasse em desistir de suas armas nucleares. No entanto, o ministro das Relações Exteriores da Coreia do Norte afirmou que qualquer negociação sobre seu programa nuclear está fora de cogitação até que a trégua do conflito, assinada em 1953, seja substituída por um acordo de paz.

"Nenhuma questão que possa interessar os países, incluindo os EUA, será discutida até que seja concluído, antes de mais nada, um acordo de paz", disse o ministro em um comunicado divulgado pela imprensa estatal.

"Se os EUA insistirem em sua política hostil, eles só verão o reforço ilimitado do capacidade nuclear da Coreia do Norte e o crescimento de suas Forças Armadas revolucionárias", acrescentou.

As Coreias do Sul e do Norte tecnicamente continuam em guerra, mas sob uma trégua que encerrou o conflito ocorrido de 1950 a 1953.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação