Mundo

Furacão Sandra avança e já alcança a categoria 4 no Pacífico mexicano

A expectativa é que ele se enfraqueça ao chegar ao México

Agência France-Presse
postado em 26/11/2015 12:55
Sandra virou na madrugada desta quinta-feira um furacão categoria 4, na escala Saffir-Simpson de 5, sendo o ciclone mais potente registrado tão tardiamente na região, embora se espere que enfraqueça ao chegar ao México. Sandra ganhou força atingindo ventos estáveis de 230 km/h e rajdas de até 280 km/h por hora, segundo o Serviço Meteoróligico Nacional (SMN) do México.

No momento, se encontra se desloca a 19 km/h, e se encontra a 810 km a sudoeste de Cabo Corrientes, em Jalisco (oeste). O ciclone tornou-se o furacão mais potente que se formou no Pacífico Norte nesta época do ano, superando assim o furacão Winnie de dezembro de 1983, que até agora detinha o recorde.

[SAIBAMAIS]Os meteorologistas previam que o ciclone continuasse ganhando força durante as próximas horas. Mas também apontam que posteriormente as condições climáticas serão adversas a ele e Sandra deve enfraquecer rapidamente a medida em que se aproxime das costas do México.

Leia mais notícias em Mundo

Até o momento, ainda não foram emitidas advertências para zonas povoadas. A temporada de furacões do Pacífico, que oficialmente termina no final de novembro, registrou tempestades, das quais 13 chegaram a ser furacões. Desses furacões, nove alcançaram o status de "grande furacão", número nunca antes registrado em um único ano.

Esta temporada já havia observado outro recorde: Patricia, em outubro, tornou-se um dos furacões mais poderosos da história da meteorologia. O furacão atingiu a costa mexicana em outubro como categoria 5, a máxima na escala Saffir-Simpson, e embora tenha destruído dezenas de casas, não causou perdas humanas.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação