Mundo

Em dia de Ação de Graças, Obama diz que 'mundo está cheio de peregrinos'

O presidente americano comparou os refugiados modernos aos peregrinos e pediu que os americanos se abram a potenciais imigrantes

Agência France-Presse
postado em 26/11/2015 13:41
Washington, Estados Unidos - O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, emitiu nesta quinta-feira (26/11) uma mensagem de Ação de Graças na qual comparou os refugiados modernos aos peregrinos e pediu que os americanos se abram a potenciais imigrantes.

"Quase quatro séculos depois do Mayflower zarpar, o mundo ainda está cheio de peregrinos, homens e mulheres que querem nada mais do que uma oportunidade de um futuro melhor e mais seguro para eles e suas famílias", afirmou Obama em seu discurso semanal, referindo-se ao navio em que os peregrinos chegaram ao Novo Mundo.

O Dia de Ação de Graças foi celebrado pelo grupo de peregrinos depois de fugir da perseguição religiosa na Inglaterra. Para muitos americanos, tornou-se uma festa em família que é celebrada com um peru assado e uma variedade de pratos.

"Senti-me tocado pela generosidade dos americanos, que me escreveram cartas e e-mails nas últimas semanas oferecendo abrigo para os refugiados que fogem da brutalidade" do Estado Islâmico, afirmou Obama.


A questão da imigração assumiu um papel central nas primárias para as eleições presidenciais do final de 2016, enquanto os ataques recentes em Paris (130 mortes) provocaram nos Estados Unidos o temor de que jihadistas poderiam se esconder entre os refugiados que tentam chegar ao país.

Obama enfrenta uma forte oposição ao seu plano para receber cerca de 10.000 refugiados, principalmente da Síria, em 2016.

"As pessoas devem lembrar que nenhum refugiado pode entrar em nossas fronteiras antes de passar pelos controles de segurança mais rigorosos", ressaltou Obama. "Isso foi antes de Paris e acontece agora", disse ele.

O presidente também observou que a Ação de Graças não é só uma oportunidade para agradecer bênçãos pessoais. "Neste dia de feriado, também recordamos que grande parte da nossa grandeza vem da nossa generosidade", disse ele.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação