Mundo

Mãe luta para banir memes na internet com foto do filho deficiente

AliceAnn Meyer compartilhou texto de blog sobre o Jameson, que tem síndrome de Pfeiffer, e bullying virtual. Ela solicitou a exclusão dos memes nas redes sociais

postado em 01/02/2016 18:10

AliceAnn Meyer compartilhou texto de blog sobre o Jameson, que tem síndrome de Pfeiffer, e bullying virtual. Ela solicitou a exclusão dos memes nas redes sociais

Quando a australiana AliceAnn Meyer publicou em seu blog uma foto de seu filho Jameson com o rosto coberto de chocolate, em 2014, ela nunca imaginou que a postagem lhe causaria aborrecimentos. Agora, quase dois anos depois, a mulher luta para banir da internet memes que usam a imagem do menino, que tem síndrome de Pfeiffer, para a prática de bullying virtual.

A montagem compara Jameson a um cão da raça pug. ;Fiquei chocada quando vi pela primeira vez;, relembra AliceAnn em entrevista ao jornal Daily Mail Australia. ;Eu fiquei confusa por alguém perder tempo para criar um meme disso. Eu não entendo o pensamento por trás disso;, desabafa.


Jameson tem síndrome de Pfeiffer, o que provoca a fusão prematura do crânio e altera a forma da cabeça e da face de pessoas afetadas. Desde o nascimento dele, em 2012, AliceAnn tem escrito sobre a condição do filho, em seu blog Jameson;s Journey.


Leia mais notícias em Mundo

Após ter encontrado o meme, ela contatou Facebook, Twitter e Instagram na tentativa de remover a montagem. AliceAnn também escreveu um texto com críticas ao Facebook: a rede teria respondido de forma negativa alegando que o meme não violava seus padrões.

AliceAnn Meyer compartilhou texto de blog sobre o Jameson, que tem síndrome de Pfeiffer, e bullying virtual. Ela solicitou a exclusão dos memes nas redes sociais

Em um texto intitulado This Is My Son Jameson, And No, You May Not Use His Photo (Este é meu filho Jameson, e não, você não pode usar a foto dele), a mãe escreveu sobre seu desespero por alguém ter sido tão cruel, e também clamou para que as redes sociais encontrem formas de responder o abuso e o assédio moral.

;Eu farei tudo em meu poder para levá-lo (o meme) para baixo", comentou a mulher, que é mãe de outros dois meninos. AliceAnn encontrou até agora o meme em seis páginas do Facebook, oito vezes no Instagram e cerca de uma dúzia de vezes no Twitter. Ele também foi publicado no Tumblr e no site 9Gag.

Embora Twitter e Instagram tenham agido rapidamente e removido a foto, o Facebook disse inicialmente que o assédio moral não viola as suas normas. ;Quando se clica no botão de denúncia no Facebook, a rede te encoraja a enviar uma mensagem diretamente para a pessoa (que reproduz o meme);, conta. ;Para mim, isso parece um desperdício do processo;, acrescenta.

AliceAnn também enviou mensagens àqueles que riram das fotos de Jameson e o criticaram na internet. "Para todos vocês que estão rindo tanto do meu filho, sei que isso de fato poderia o filho de vocês. E, se um dia isso acontecer com um de vocês que estão rindo e fazendo graça, eu espero e rezo para que você mude o seu coração e acolha essa criança com braços amorosos."

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação