Mundo

Obama fala sobre a crise política do Brasil durante visita a Argentina

"Esperemos que o Brasil possa resolver seus problemas de forma eficaz", disse Obama

Agência France-Presse
postado em 23/03/2016 16:33


Os Estados Unidos esperam que o Brasil resolva sua atual crise política de forma eficaz e acreditam que a maturidade democrática do país permitirá que ele saia fortalecido, disse nesta quarta-feira o presidente Barack Obama na Argentina.

"Esperemos que o Brasil possa resolver seus problemas de forma eficaz", disse Obama, acrescentando que se trata de um país "com uma democracia madura, com um sistema forte que lhe permitirá prosperar e ser o líder que precisamos", afirmou. Por sua vez, seu colega argentino, Mauricio Macri, apostou que o Brasil, principal sócio comercial da Argentina, sairá fortalecido desta crise.

[SAIBAMAIS]Após quase um mês desde o início do aprofundamento da crise política no Brasil, a presidente Dilma Rousseff garantiu na terça-feira que jamais renunciará e denunciou uma tentativa de "golpe", em meio à multiplicação de iniciativas políticas e judiciais que bloqueiam a nomeação do ex-presidente Lula como seu ministro.

Leia mais em Mundo

"O que está em curso é um golpe contra a democracia. Jamais renunciarei", disse Dilma Rousseff em uma cerimônia no Palácio do Planalto, onde foi aplaudida por centenas de advogados e juristas contrários ao processo de impeachment que a presidente sogre no Congresso por suposta manipulação das contas públicas.

O estopim para a crise brasileira foi a denúncia da operação "Lava Jato", que revelou um esquema de propinas pagas por grandes empreiteiras a funcionários da Petrobras e políticos, em troca de contratos.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação