Mundo

Ministro espanhol se demite por envolvimento nos "Panama Papers"

Veículos da mídia local afirmaram na quinta-feira que o ministro teve até 2002 uma sociedade no paraíso fiscal de Jersey

Agência France-Presse
postado em 15/04/2016 11:43
Madri, Espanha - O ministro da Indústria espanhol, José Manuel Soria, anunciou nessa sexta-feira (15/4) sua demissão do governo conservador de Mariano Rajoy reconhecendo ter cometido "erros" após a menção a seu nome nos "Panama Papers" e outras informações sobre empresas em paraísos fiscais.

"Transmiti [a Rajoy] minha decisão irrevogável de apresentar minha renúncia", informou em comunicado, afirmando que sua demissão não significa um reconhecimento de atividades ilícitas. "A sucessão dos erros cometidos ao longo dos últimos dias, em relação a minhas explicações de minhas atividades empresariais anteriores à minha entrada na política em 1995", explicou.


Veículos da mídia local afirmaram na quinta-feira que o ministro teve até 2002 uma sociedade no paraíso fiscal de Jersey. A demissão de Soria é a segunda provocada por um escândalo desde que o PP chegou ao poder em dezembro de 2011.

Em novembro de 2014 Rajoy pediu a demissão da ministra de Sanidad Ana Mato, investigada em um escândalo de corrupção como beneficiária dos supostos subornos cobrados por seu ex-marido, Jesús Sepúlveda, quando era prefeito (2003-2009) de Pozuelo de Alarcón, no noroeste de Madri.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação