Mundo

Premiê do Iraque autoriza prisão de manifestantes

Vídeos em redes sociais mostraram um grupo de homens jovens batendo em dois deputados iraquianos

Agência Estado
postado em 01/05/2016 11:42
O primeiro-ministro do Iraque, Haider al-Abadi, autorizou neste domingo que as autoridades prendam e processem os manifestantes que atacaram as forças de segurança, legisladores e danificaram propriedades do Estado depois de invadir o Parlamento em Bagdá para protestar contra os atrasos nos planos de reforma e na aprovação de um novo governo.

A declaração de al-Abadi veio depois que centenas de manifestantes contra o governo e seguidores do influente clérigo religioso xiita Moqtada al-Sadr derrubaram os muros e entraram na fortificada Zona Verde de Bagdá, onde fica a instituição.

Leia mais notícias em Mundo

Vídeos em redes sociais mostraram um grupo de homens jovens batendo em dois deputados iraquianos, enquanto eles tentavam fugir da multidão. Manifestantes também foram vistos pulando e dançando em cima das mesas e cadeiras de sala de reuniões do Parlamento e agitando bandeiras iraquianas.

Os manifestantes finalmente deixaram o parlamento na noite de sábado e se reuniram em uma praça nas proximidades. Al-Sadr e os seus apoiadores querem reformar o sistema político posto em prática após a invasão liderada pelos EUA em 2003, em que blocos políticos arraigados representam os xiitas, sunitas e curdos do país dependem de patrocínio, resultando da corrupção generalizada e dos serviços públicos pobres. Os principais blocos têm até agora impedido os esforços de reforma da al-Abadi.

No domingo, os manifestantes prometeram continuar os protestos dentro da Zona Verde até que suas exigências sejam atendidas. O Iraque está mergulhado em uma crise política há meses, dificultando a capacidade do governo de combater o grupo Estado Islâmico - que ainda controla muito do norte e oeste do país - ou resolver uma crise financeira em grande parte motivada pela queda nos preços globais do petróleo.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação