Mundo

Politicamente incorreto, Trump está um passo da candidatura republicana

Há 11 meses, ninguém considerava que ele tinha chance, mas com suas declarações chocantes Trump mudou o rumo da campanha

Agência France-Presse
postado em 04/05/2016 10:38
Há 11 meses, ninguém considerava que ele tinha chance, mas com suas declarações chocantes Trump mudou o rumo da campanha
Nova York, Estados Unidos -
Donald Trump teve sua revanche. Menos de um ano depois de sua entrada bombástica na corrida em direção à Casa Branca, o multimilionário americano se converteu no candidato natural do Partido Republicano para as presidenciais de novembro, capitalizando tanto a admiração quanto a revolta do eleitorado.

Há 11 meses, ninguém considerava que ele tinha chance, mas com suas declarações chocantes Trump mudou o rumo da campanha, lançou pelos ares o politicamente correto e se impôs como o candidato republicano indiscutível, apesar da oposição de seu próprio partido.

[SAIBAMAIS]O extravagante magnata de 69 anos, que fez sua fortuna na construção, nunca ocupou um cargo público. Até anunciar sua candidatura, seu nome era apenas sinônimo de torres e cassinos, casamentos e divórcios de celebridades, e "O Aprendiz", o reality-show do qual era apresentador. Mas este populista que já havia cogitado uma corrida à Casa Branca se revelou um animal político formidável, dono de um ego superdimensionado, tão evidente quanto sua inverossímil cabeleira loura.



Ousa falar sobre tudo, e diz o que quer. Com um instinto temido, atinge onde mais dói. Não hesita. Insulta mulheres, mexicanos, muçulmanos e, no entanto, sua aparente honestidade crua, desafio à correção política e um desdém à classe política, o mantêm no topo das pesquisas desde que lançou sua candidatura, em junho passado.

Se for eleito à Casa Branca, promete construir um muro na fronteira mexicana, que deverá ser pago pelo México, para combater a imigração ilegal. Também quer expulsar dos Estados Unidos os 11 milhões de imigrantes ilegais, em sua maioria de origem latino-americana.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação