Mundo

Risco de microcefalia associada ao zika é estimado entre 1% e 13%

Estimativa foi feita por pesquisadores que desenvolveram um modelo matemático a partir de dados da epidemia de zika que ocorreu na Polinésia Francesa entre 2013 e 2014, associados com o surto na Bahia

Agência Estado
postado em 26/05/2016 20:13
Qual é a chance de o vírus zika causar problemas no desenvolvimento do cérebro de bebês cujas mães foram infectadas? Pouco mais de um ano após a epidemia atingir o Brasil, a questão que ainda mobiliza a comunidade científica começa a ter sinais de resposta. Um novo estudo, divulgado na quarta-feira (25/5), na revista New England Journal of Medicine, estima que o risco pode ser entre 0,88% e 13,2%.

[SAIBAMAIS]A estimativa foi feita por pesquisadores do Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos Estados Unidos e da Escola de Saúde Pública de Harvard, que desenvolveram um modelo matemático a partir de dados da epidemia de zika que ocorreu na Polinésia Francesa entre 2013 e 2014, associados com o surto na Bahia, um dos estados mais afetados no país.

Estudo anterior, publicado em março, havia estimado que para a ilha do Pacífico o risco de microcefalia provocado por zika no primeiro trimestre de gravidez tinha sido de 0,95%.

Leia mais notícias em Mundo

Isso foi calculado com base em oito casos de microcefalia identificados em uma população de 270 mil pessoas, com taxa de infecção de zika estimada em 66%.

De acordo com os pesquisadores, a taxa de infecção para a Bahia, porém, não é tão clara, e eles trabalharam com uma faixa ampla de 10% a 80%. A equipe também considerou a linha de base natural de ocorrência de microcefalia, que seria de 2 a 12 casos por 10 mil nascimentos.

A partir desses números se chegou à faixa de risco para microcefalia entre 0,88% (quando se assume um risco de infecção por zika de 80%) a 13,2% (quando se considera 10% de taxa de infecção). Eles apontam que a partir do segundo e do terceiro trimestre de gravidez o risco de microcefalia é bem menor.

No artigo, os autores destacam a proximidade do valor mais baixo com o registrado na Polinésia, "especialmente se as taxas de infecção na Bahia foram altas". Mas ressalta que ainda são muitas as incertezas e limitações desse tipo de estudo por conta dos dados limitados de infecção por zika.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação