Mundo

População reage a abate de gorila em zoológico americano

Haramb efoi morto a tiros no sábado por funcionários de um zoológico nos EUA após um menino de quatro anos ter entrada em sua jaula

postado em 30/05/2016 18:28
A reação pública à morte de um gorila por funcionários de um zoológico americano para salvar uma criança que tinha entrado na jaula do animal se intensificou nesta segunda-feira.

Harambe, um gorila das planícies ocidentais de 17 anos, foi morto a tiros no sábado por funcionários de um zoológico de Cincinnati, nos Estados Unidos, após um menino de quatro anos ter ultrapassado uma barreira e caído em uma poça dentro do hábitat do animal.

Um vídeo mostra Harambe, agarrando a mão do menino no fosso cheio de água, enquanto visitantes do zoológico gritam.

Embora tenha reconhecido, em geral, que a equipe de resposta contra riscos de animais tinha poucas opções para lidar com o incidente, a população criticou o zoológico e os pais da criança.

"O cativeiro deveria estar cercado por uma segunda barreira para prevenir isso", afirmou no Twitter a ONG de direitos dos animais People for the Ethical Treatment of Animals (Peta).

Tragédias como essa são "o motivo de a Peta urgir às famílias que fiquem longe de qualquer estabelecimento que exibe animais como espetáculos para os humanos", afirmou a organização.

Funcionários do zoológico disseram estar desoladas com a perda de Harambe, mas alegaram ter tido de fazer uma escolha rápida para resgatar o menino.

"A vida de uma criança estava em perigo, e uma decisão rápida teve de ser tomada", justificou em um comunicado o diretor do zoológico, Thane Maynard.

Usar tranquilizantes para deter o gorila de cerca de 200 kg não era uma opção, porque a droga leva vários minutos para fazer efeito, e o menino estava em perigo iminente, acrescentou Maynard.

A família do menino, cujo nome não foi divulgado, expressou sua "profunda gratidão" ao zoológico, segundo declaração enviada à imprensa americana.

"Sabemos que essa foi uma decisão muito difícil para eles, e que eles estão de luto pela perda do seu gorila", afirma a nota.

Apesar das declarações, defensores dos animais expressaram indignação com o fato de a criança ter invadido o cativeiro do gorila.

Na tarde desta segunda-feira, pelo menos 13 petições públicas haviam sido criadas na plataforma on-line change.org, demandando justiça em relação ao assassinato do animal.

A mãe do menino "não deu a supervisão adequada. Como resultado, seu filho caiu na jaula de um gorila no zoológico de Cincinnati, resultando na eutanásia de uma criatura inocente", denunciou um dos peticionários.

Outros críticos pediram a construção de um memorial para Harambe e que a população boicote o zoológico.

Em 21 de maio, um suicida entrou em um cativeiro de leões em um zoológico de Santiago do Chile, e os funcionários do local atiram e mataram dois dos animais para salvar o homem.

Os gorilas das planícies ocidentais são uma espécie ameaçada, e o zoológico de Cincinnati pretendia usar Harambe para reprodução.

As populações de gorilas vêm diminuindo em todo o mundo, devido à destruição do seu hábitat natural. Atualmente, restam menos de 175.000 exemplares nas florestas.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação