Mundo

Brasil oferece apoio para solucionar crise na Venezuela

Em nota assinada, o chanceler José Serra afirma estar pronto a ajudar na busca pelo entendimento e a amenizar sofrimento da população, inclusive com remédios

Rodrigo Craveiro
postado em 07/06/2016 06:00

Opositores exigem referendo revogatório, diante da sede do Conselho Nacional Eleitoral, em Caracas


Diante do agravamento da crise política e econômica na Venezuela, o Brasil adotou atitude proativa, em comparação com o governo Dilma Rousseff. Por meio de inédita nota assinada, o chanceler José Serra declarou que ;apoia iniciativas construtivas que visem a promover um entendimento entre o atual governo venezuelano e a oposição;. ;Temos acompanhado com apreensão os acontecimentos na Venezuela: a radicalização política, o aprofundamento da crise econômica e o contínuo agravamento da situação humanitária e dos direitos humanos, inclusive das prisões arbitrárias. Preocupa-nos o sofrimento do povo venezuelano devido ao desabastecimento alimentar, à superinflação e ao colapso da oferta de medicamentos;, afirma o comunicado, divulgado no mesmo dia em que a oposição saiu às ruas de Caracas para exigir o referendo revogatório do mandato do presidente, Nicolás Maduro.

Na nota, Serra lembra que, na condição de país vizinho, amigo e solidário da nação venezuelana, ;o Brasil está pronto a contribuir na busca desse entendimento e a colaborar para o atendimento das carências mais críticas que afetam a população (da Venezuela);. ;Estamos dispostos a doar medicamentos básicos produzidos por nossos laboratórios públicos, entregando-os a organizações internacionais humanitárias que possam promover sua distribuição;, concluiu o ministro.

Vice-secretário executivo da coalizão opositora Mesa de Unidade Democrática (MUD), Ramón José Medina disse ao Correio que considera ;sumamente importante; a declaração de Serra. ;Ela significa uma mudança radical na política externa brasileira. Durante as gestões de Luiz Inácio Lula da Silva e de Dilma Rousseff, o Brasil se comportou como aliado incondicional do regime chavista, não apenas pela coincidência ideológicas, mas também pelos grandes contratos firmados por empresários brasileiros;, explicou. Ele lembra que Lula e Dilma jamais receberam representantes da oposição venezuelana. ;O apoio do Brasil à busca de acordos na Venezuela entre opositores e governo; a exigência ao cumprimento das normas constitucionais; o respeito à independência dos poderes; e a tomada e consciência da grave crise são bastante relevantes. Estou seguro de que o Brasil será de grande influência para que possamos transitar um caminho constitucional, pacífico e democrático;, acrescentou.

De acordo com Medina, a MUD vê com ;muita complacência; uma possível intervenção do Brasil na busca por um entendimento na Venezuela. ;A ajuda humanitária brasileira em alimentos e em medicamentos seria fundamental para o povo de meu país, que hoje sofre a maior crise humanitária de sua história republicana;, atesta. Ele defende que os partidos opositores exijam de Maduro a aceitação da ajuda oferecida pelo Brasil. Apesar de possuir as maiores reservas de petróleo do mundo, a Venezuela enfrenta escassez de 80% dos produtos básicos e encerrou 2015 com inflação de 180,9%.

A organização não-governamental Anistia Internacional alertou ontem que foram registradas na Venezuela ;graves violações; aos direitos humanos pela falta de acesso da população a alimentos e a remédios.

Protesto
A MUD realizou ontem um protesto em frente a sede do Conselho Nacional Eleitoral (CNE), na região leste de Caracas. O objetivo é pressionar o organismo para que apresse o referendo revogatório. Segundo a agência France-Presse, cerca de 400 pessoas carregaram cartazes e gritaram frases como ;Revogatório já; e ;A minha assinatura vale;. Durante a manifestação, o porta-voz da MUD, Jesús ;Chuo; Torrealba, declarou que ;a validação das assinaturas é um tema crucial;. ;Sem isto, não é aberto o caminho do referendo;, lembrou.

A matéria completa está disponível , para assinantes. Para assinar, clique

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação