Mundo

Rapaz que atacou passageiros de trem com machado na Alemanha agia sozinho

Investigadores ainda tentam descobrir a verdadeira identidade do acusado, que chegou ao país pedindo asilo em 2015, junto da família

Agência Estado
postado em 20/07/2016 13:05
O rapaz de 17 que atacou passageiros de um trem na Alemanha com um machado, na segunda-feira (18/7), provavelmente agia sozinho e foi influenciado pela propagando do Estado Islâmico, afirmou hoje o ministro do Interior do país, Thomas de Maizi;re.

Investigadores ainda tentam descobrir a verdadeira identidade do acusado, que chegou ao país pedindo asilo em 2015, junto da família. O caso sublinha a dificuldade das autoridades em verificar a identidades dos milhares de imigrantes que chegam às fronteiras todos os dias. Cerca de um milhão de pessoas cruzaram a fronteira alemã no ano passado pedindo asilo, muitos da Síria, Iraque e Afeganistão.

"Algumas evidências sugerem que podemos estar lidando com um paquistanês, e não um afegão", afirmou Maizi;re. Autoridades afirmam que 70% dos que pedem asilo chegaram sem passaporte ou identificação, o que se traduz em um lento processo envolvendo testes de dialetos e questionamentos sobre os países de origem.



[SAIBAMAIS]Hans-Georg Maassen, diretor da agÊncia federal de inteligência alemã, afirma que não é incomum para refugiados fingirem pertencer a uma nacionalidade diferente, à espera de melhores chances de serem aceitos no país.

Investigadores disseram na terça-feira acreditar que o rapaz havia adotado posições crescentemente radicais nos últimos meses Em seu quarto, a polícia encontrou uma bandeira feita à mão do grupo extremista Estado Islâmico e o que seria uma carta de despedida para o pai, que pedia: "reze para que eu possa me vingar dos infieis e que eu alcance o céu".

Um agência de notícias ligada ao grupo também divulgou um vídeo do rapaz prometendo cometer uma "operação de busca pelo martírio na Alemanha", que Maizi;re confirmou como autêntica. "Este é um clássico vídeo de adeus por parte de um suicida", disse, acrescentando que não foram encontradas indicações de que ele teria recebido alguma ordem por parte do Estado Islâmico.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação