Mundo

Bélgica indicia homem por tentativa de 'assassinato terrorista'

Caso não teria vínculos com os ataques de 22 de março

Agência France-Presse
postado em 30/07/2016 13:21
Bélgica - As autoridades belgas indiciaram neste sábado por tentativa de "assassinato terrorista" Nourredine H., de 33 anos, que foi preso junto ao seu irmão Hamza na sexta-feira em uma operação policial antiterrorista realizada nas cidades de Mons e Li;ge.

Detido na sexta-feira no âmbito de uma investigação por terrorismo coincidindo com uma onda de ataques reivindicados pelo grupo extremista Estado Islâmico na França e na Alemanha, Nourredine é acusado de "tentativa de cometer um homicídio doloso em um contexto terrorista e participação em atividades de um grupo terrorista", indicou a procuradoria federal belga em um comunicado.

Seu irmão, Hamza H., também detido na sexta-feira para ser interrogado pelo juiz, ficou livre e sem acusações neste sábado, disse a procuradoria.

Leia mais notícias de Mundo

Os dois homens foram presos após uma série de operações policiais na Região Valona, em Mons (oeste) e Li;ge (leste), em sete casas no total, seguindo as ordens de um juiz de instrução especializado em casos de terrorismo.

Não foram encontradas nem armas, nem explosivos nas inspeções, informou a procuradoria, que também não quis fornecer mais detalhes para não prejudicar a investigação, indicou a instituição.

"Com base nos resultados provisórios da investigação, parece que teriam existido projetos de atentados na Bélgica", afirmava o comunicado, acrescentando que ambos foram levados para comparecer ante a justiça.

A procuradoria informou que, neste momento, não existe nenhum vínculo entre este caso e a investigação dos atentados de 22 de março no aeroporto internacional de Bruxelas e na estação de metrô de Maelbeek (Bruxelas), que deixaram 32 mortos.

Os dois ataques foram reivindicados pelo grupo Estado Islâmico, cuja presença se concentra na Síria e no Iraque.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação