Mundo

Grécia quer Plano B se Turquía bloquear acordo sobre migração

A Grécia foi em 2015 a principal porta de entrada dos migrantes que procuravam asilo na UE

Agência France-Presse
postado em 03/08/2016 08:52
Berlim, Alemanha - O ministro grego de Política Migratória, Yannis Mouzalas, pediu nesta quarta-feira (3/8) um "Plano B" à União Europeia (UE) para o caso da Turquia bloquear o polêmico acordo para reduzir o fluxo de migrantes para a Europa. "Estamos muito preocupados, precisamos de um Plano B", declarou o ministro em uma entrevista ao jornal alemão Bild.

A Grécia foi em 2015 a principal porta de entrada dos migrantes que procuravam asilo na UE. Atenas teme que um fracasso do acordo anunciado em 18 de março entre a UE e a Turquia provoque a volta em massa dos refugiados, sobretudo nas ilhas gregas próximas das costas turcas.



O governo turco ameaça bloquear o acordo se a UE não acabar com a exigência de vistos para os cidadãos do país que desejam viajar pela Europa. Até o momento, Berlim rejeita a ideia de um "Plano B".

No ano passado, centenas de milhares de migrantes atravessaram o Mar Egeu em condições dramáticas para conseguir chegar à Grécia. O fluxo de migrantes superou em muito a capacidade de recepção das ilhas gregas, em especial Lesbos.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação