Mundo

Rússia acusa EUA de violação do Tratado de Não Proliferação de Armas

os Estados Unidos anunciaram ontem que iniciariam o processo de produção de bombas atômicas modernizadas, com os quais, de acordo com Moscou, Washington pretende renovar o seu arsenal nuclear localizado na Alemanha

postado em 03/08/2016 08:58
Os Estados Unidos e outros países da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) violam o Tratado de Não Proliferação de Armas Nucleares, que proíbe que as potências nucleares transferiram o controle dessas armas para nações que não têm esse tipo de armamento, afirmou hoje (3/8) o diplomata Mikhail Ulianov, chefe do departamento de não proliferação do Ministério das Relações Exteriores da Rússia.

Segundo a agência Sputnik Brasil, os Estados Unidos anunciaram ontem que iniciariam o processo de produção de bombas atômicas modernizadas, com os quais, de acordo com Moscou, Washington pretende renovar o seu arsenal nuclear localizado na Alemanha, Bélgica, Itália, Holanda e Turquia.



"Os norte-americanos e outros países da Otan que participam das missões nucleares conjuntas ignoram suas obrigações dentro do Tratado de Não Proliferação", disse Ulianov. A renovação do arsenal nuclear pelos Estados Unidos na Europa, disse ele, prolonga por um período indeterminado as ;missões nucleares conjuntas da Otan, nas quais os pilotos de países não nucleares são preparados para usar as armas nucleares norte-americanas;.

"Estas missões são uma grave violação do espírito e da letra do Tratado de Não Proliferação de Armas Nucleares;, disse o diplomata. "O presidente russo disse que não vai entrar em uma nova corrida armamentista, mas, ao mesmo tempo, ele ressaltou que serão tomadas medidas eficazes para proteger a segurança nacional", disse Ulianov.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação