Mundo

Obama promete continuar combate agressivo contra Estado Islâmico

"Continuaremos combatendo-os agressivamente em todas as frentes dessa campanha", garantiu o mandatário

Agência France-Presse
postado em 04/08/2016 20:02
Os Estados Unidos continuarão sua luta contra o grupo Estado Islâmico (EI) "agressivamente em todas as frentes", prometeu o presidente Barack Obama em entrevista coletiva no Pentágono, nesta quinta-feira (4).

Obama reconheceu que a pressão do Ocidente contra o EI provocou o aumento de ataques fora do Iraque e da Síria, assim como nos Estados Unidos, na França e na Turquia.

"É difícil prevenir pequenas células de terroristas dispostos a matar inocentes e a se suicidar", declarou, afirmando que as autoridades de segurança americanas trabalham "contra o relógio" para evitar esses ataques, enquanto se mantém a campanha militar aérea contra alvos do EI no Oriente Médio.

"Continuaremos combatendo-os agressivamente em todas as frentes dessa campanha", garantiu.

"Continuaremos atacando as posições do EI. Mais de 14.000 ataques", completou, descrevendo o esforço militar dos Estados Unidos para derrotar o grupo radical islâmico como "a campanha mais precisa da história".

"Nenhum dos líderes do EI está a salvo, e continuaremos perseguindo-os", insistiu.

Ele também manifestou preocupação com a ação do Exército russo em apoio ao governo sírio e pediu a Moscou que coopere com Washington para encontrar uma saída para a crise.

Leia mais notícias em Mundo

"Os Estados Unidos continuam preparados para trabalhar com a Rússia para tentar reduzir a violência e fortalecer nossos esforços contra o Isil [acrônimo do EI usado pelo governo americano] e a Al-Qaeda. Mas a Rússia fracassou em dar os passos necessários. Considerando-se a deteriorada situação, é hora de a Rússia mostrar que é séria sobre perseguir esses objetivos", disse Obama à imprensa.

O democrata reconheceu não ter certeza de que seja possível confiar em que o presidente russo, Vladimir Putin, vá cooperar na Síria.

Na mesma entrevista, o presidente chamou de "ridículas" as acusações feitas pelo candidato republicano à Casa Branca, Donald Trump, sobre "manipulação" eleitoral.

"Eu realmente nem sei por onde começar a responder essa pergunta", disse Obama ao repórter.

"É claro que as eleições não serão manipuladas (...). Se Trump sugere que há uma teoria da conspiração que está sendo disseminada por todo o país... Isso é ridículo", descartou Obama.

O presidente americano reiterou que os US$ 400 milhões enviados pelos Estados Unidos ao Irã no início deste ano não foram pagamento de um resgate pela soltura de presos americanos.

"Alguns de vocês vão se lembrar de que nós anunciamos esses pagamentos em janeiro. Muitos meses atrás. Não foram um segredo", declarou, reforçando que os Estados Unidos não pagam resgate para não estimular novas ações nesse sentido.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação