Mundo

Trump acusa o presidente Barack Obama de fundar grupo Estado Islâmico

Trump disse que o grupo jihadista "honra o presidente Obama"

Agência France-Presse
postado em 11/08/2016 07:29
O candidato republicano também disparou contra sua adversária democrata, Hillary Clinton, que
Washington, Estados Unidos - O candidato republicano à Casa Branca, Donald Trump, acusou nesta quarta-feira (10/8) o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, de ser o fundador do grupo Estado Islâmico (EI).

Em um reunião com partidários em Lauderdale, Flórida, Trump disse que o grupo jihadista "honra o presidente Obama". "Ele é o fundador do ISIS, entendem? É o fundador! Ele fundou o ISIS", disse Trump utilizando o acrônimo do EI.

[SAIBAMAIS]O candidato republicano também disparou contra sua adversária democrata, Hillary Clinton, que "seria cofundadora" do Estado Islâmico. Mais cedo nesta quarta-feira, Hillary Clinton disse que Trump foi longe demais ao sugerir, segundo ela, uma resistência dos detentores de armas no caso de uma vitória democrata na disputa pela Casa Branca, em novembro.

Na longa lista de frases incendiárias ou ambíguas ditas durante sua campanha presidencial, Trump acrescentou na véspera uma que incendiou a polêmica, durante um comício em Wilmington, Carolina do Norte. Trump advertiu seus simpatizantes de que se a ex-senadora chegar à presidência, poderá nomear os próximos juízes da Corte Suprema que, de acordo com suas palavras, buscariam acabar com a Segunda Emenda da Constituição sobre o direito à posse de armas.



"Se ela escolher seus juízes, vocês não poderão fazer nada, gente", disse Trump. "Embora as pessoas da Segunda Emenda - talvez possam fazer, eu não sei", acrescento, deixando a frase em aberto.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação