Mundo

Terremoto abala centro da Itália e deixa dezenas de pessoas mortas

O serviço geológico dos Estados Unidos (USGS) confirmou que o tremor teve 6,2 graus de magnitude, com epicentro situado 10 km a sudeste de Nórcia, cidade da região de Úmbria, na província de Perúgia, cerca de 150 km de Roma

Agência France-Presse
postado em 24/08/2016 07:39
[FOTO768179]
Roma, Itália - Ao menos 73 pessoas morreram no devastador terremoto que atingiu na madrugada desta quarta-feira duas regiões do centro da Itália, um número que pode aumentar enquanto as equipes de resgate buscam sobreviventes entre os escombros das localidades devastadas. O balanço total de mortos sobe de hora em hora, já que há muita gente sob as pilhas de pedras, assim como muitos desaparecidos, explicou à imprensa Immacolata Postiglioni, responsável pelas operações urgentes da Defesa Civil. "Infelizmente o número pode mudar", reconheceu.

Dezenas de socorristas, policiais e voluntários trabalham sem descanso nas pequenas localidades de Amatrice e Accumoli, na região de Lácio, e Arquata del Tronto, na região de Marcas, as três mais afetadas pelo terremoto, para retirar pessoas dos escombros. O tremor, que foi sentido em Roma e Veneza, acordou a população às 03h30 locais (22h30 de Brasília de terça-feira). O epicentro foi localizado perto de Nórcia, uma cidade da região da Umbria, a 150 km de Roma, segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS).

Os feridos mais graves estão sendo levados à capital da província, Rieti, assim como a hospitais de Roma e Florença em helicópteros. As autoridades nacionais decidiram mobilizar o exército para os trabalhos de resgate, que são particularmente complicados por se tratar de pequenas localidades em meio às montanhas que ficaram quase destruídas. O chefe da Defesa Civil, Fabrizio Curcio, confirmou à imprensa que "muitos edifícios ficaram destruídos" em várias localidades e que teme-se pela vida de seus habitantes.



As imagens transmitidas pela televisão foram dramáticas, com montanhas de pedra, desabamentos, edifícios rachados e casas destruídas pelo tremor. Segundo a agência italiana de notícias AGI, ao menos cem pessoas estão desaparecidas sob os escombros. Boa parte dos habitantes das localidades mais afetadas perambulam pelas ruas, sem casa, completamente chocados.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação