Mundo

Forças iraquianas retomam cidade estratégica ao sul de Mossul

O general indicou que unidades especializadas estavam trabalhando para limpar a cidade dos explosivos deixados pelos extremistas islâmicos antes de fugirem

Agência France-Presse
postado em 25/08/2016 09:59
Qayyarah, Iraque - As Forças Armadas iraquianas, apoiadas pelos ataques aéreos da coalizão internacional, recuperaram nesta quinta-feira (25/8) o controle total de Qayyarah, uma cidade do norte do Iraque estratégica na ofensiva de reconquista do reduto extremista de Mossul. "Nós controlamos a cidade e conseguimos, em um tempo muito limitado, eliminar o Daesh" (sigla em árabe para o grupo Estado Islâmico), disse à AFP o general Riyadh Jalal Tawfiq, chefe das forças terrestres iraquianas.

[SAIBAMAIS]O general indicou que unidades especializadas estavam trabalhando para limpar a cidade dos explosivos deixados pelos extremistas islâmicos antes de fugirem. Qayyarah situa-se na margem oeste do rio Tigre, cerca de 60 km ao sul de Mossul, a última cidade importante nas mãos do EI no Iraque localizada no norte. Na terça-feira, as forças armadas apoiadas pelos serviços de contra-terrorismo (CTS) lançaram o ataque para recuperar o controle da cidade.



Na quarta-feira entraram no centro da cidade e limparam vários distritos. O primeiro-ministro Haider al-Abadi elogiou em um comunicado a retomada da cidade, que, segundo ele, é um passo fundamental na "libertação" de Mossul. "Nossas forças heroicas alcançaram uma grande vitória, que é um passo importante para a libertação de Mossul"

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação